segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Um passeio do lixo ao luxo com o cinema gastronômico.

Na semana passada recomendamos aqui o documentário “Dive!” (EUA, 2010) que fala sobre o desperdício de alimentos e toda a comida jogada nas lixeiras das redes de supermercado dos EUA, agora é a vez do documentário "Caviar, tlhe black gold" de Alex Gary (França, 2012) mostrar o universo luxuoso da produção de uma iguaria reservada a poucos. Indicaremos também títulos que percorrerão: da produção artesanal de cerveja e o status que o setor adquiriu nos últimos anos, ao trabalho de três produtores de alimentos de Piemonte na Itália, que juntos são o retrato do movimento slow food, além da reflexão a diversão também está garantida com dois filmes ingleses no melhor estilo road movie, muito bem humorados, e uma produção independente norte-americana. Para variar, acredito que nenhum desses títulos, ocupem as prateleiras das locadoras brasileiras, mas a internet está aí e com algum tempo e paciência é possível encontrá-los ou comprá-los diretamente no site de cada filme, opções que não garantem legendas em português, mas em inglês com certeza. Boa sorte!


12/01/15 - Eu já havia comentado sobre esses dois filmes em nossa fanpage, mas acabo de ver uma entrevista com os atores e achei muito divertido, o humor inglês tem um "que" diferente de todo o resto da Europa e mais ainda do humor norte-americano e latino. No filme “The Trip” os atores Steve Coogan e Rob Brydon (dois conhecidos comediantes do cinema britânico) são escolhidos pelo The Observer para interpretar a eles mesmos. O filme, um road movie, carregado do peculiar humor inglês, trata de uma viagem gastronômica pelo país. O personagem de Coogan escalado para fazer uma viagem pelo país para visitar os melhores restaurantes, oportunidade ímpar de viajar com a namorada, se vê sem opção quando esta não pode acompanhá-lo e convida o amigo Rob Brydon. Filme de Michael Winterbottom (2010, Reino Unido) fez tanto sucesso que o diretor repetiu a dose com os atores no “The trip to Italy” (2014), filmado em Roma, Pompéia e Costa Amalfitana. Pelo trailer do primeiro filme dá pra imaginar o quanto hilário pode ser essa viagem em companhia um do outro. Fica a dica! (categoria: pipoca)


10/01/15Do lixo ao luxo... "Caviar, tlhe black gold" de Alex Gary (França, 2012) mostra que a medida que a economia mundial entra em colapso em todos os continentes, ainda há um setor que não está tendo crise alguma e por mais surpreendente que possa parecer estamos falando do mercado do caviar. Os principais produtores do mundo estão ganhando muito com suas ações no mercado graças a seus peixes criados em fazendas. De seus laboratórios onde os minúsculos ovos são montados para os hotéis cinco estrelas de Abu Dhabi, à partir das cozinhas dos maiores chefs parisienses para os clubes de degustação de caviar altamente exclusivos. O documentário francês, mostra que pela primeira vez as pessoas envolvidas nessa produção transformaram o caviar em um negócio real ... e também em um modo de vida. Uma viagem em um mundo surpreendente, onde o luxo e a gastronomia estão presentes. (categoria: abacaxi)


10/01/15 O por falar no movimento Slow Food o documentário a seguir segue os preceitos abordados por Carlo Petrini em suas publicações. "Langhe Doc." do diretor Paolo Casalis (Itália, 2011) traz três histórias de Langhe, uma região mágica e única, uma das mais bonitas da Itália, declaradada como património mundial pela UNESCO. São três personagens - três fabricantes de alimentos - que pensam e trabalham um pouco diferente. A urbanização, a construção saturada e desenvolvimento acelerado ameaçam mudar todo o caráter da região e transformá-la em uma terra de armazéns. Os três protagonistas se recusam a aceitar essa mudança e, cada um à sua maneira trabalha na intenção de salvar sua querida Langhe. (categoria: abacaxi)


10/01/15 Muitos filmes que indicamos aqui não chegam aos nossos cinemas, as distribuidoras e redes de cinemas querem mais é saber de títulos rentáveis ou blockbuster, por isso, produções independentes como "Trattoria" dificilmente serão vistas em salas comerciais brasileiras, salvo em algum festival de cinema ou na internet. De qualquer modo o filme de Jason Wolos (EUA, 2013) pode ser comprado direto no site da produtora. "Trattoria" trata-se de um filme para diversão, um drama familiar bem humorado que tem por palco um restaurante em São Francisco, onde o Chef Sal Sartini, um workaholic, faz de tudo para manter a família unida e não cometer os mesmos erros de antes. (categoria: pipoca)


10/01/15Nossa primeira dica de hoje vai para os apreciadores de cerveja artesanal, o documentário "Craft" de Craig Noble(Canadá, 2014). O filme nos leva por uma viagem às linhas de frente da revolução da cerveja artesanal. Craig viaja por todo o Estados Unidos e Canadá para entrevistar cervejeiros artesanais proeminentes para descobrir como eles mantêm a qualidade, criatividade e integridade dos seus produtos face a uma demanda voraz por cerveja artesanal. As cervejarias artesanais incluem: Lagunitas Brewing Company (Petaluma, CA), The Commons Brewery (Portland, OR), Port Brewing Company / The Abbey Lost (San Marcos, CA), Hops & Grain Craft Brewery (Austin, TX), Odell Brewing Company (Ft. Collins, CO), Funkwerks, Inc. (Ft. Collins, CO), o capitão Lawrence Brewing Company (Elmsford, NY), Enlightenment Ales (Lowell, MA), Allagash Brewing Company (Portland, ME), Zero Gravity Craft Brewery (Burlington, VT), e Dieu du Ciel! (Montreal Quebec). (categoria: pipoca)

***

2 comentários:

  1. thanks for the link to my film Langhe Doc
    Take also a look at my latest film: www.baroloboysthemovie.com
    trailer https://vimeo.com/99037299
    ciao, paolo casalis

    ResponderExcluir
  2. Hi Paolo, thank you for visit. I have just seen the Barolo Boys trailer, I liked so much too. Please, give me an email to contact you. Congratulations.

    ResponderExcluir

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...