sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Saladas para refrescar o verão e colorir sua mesa.

(Saladas da Meg - Fotos do Rogério Oliveira)

Verão, calor, falta de apetite...  a sugestão é usar e abusar de saladas. Sei que muita gente não gosta mas daí é só usar a criatividade e incrementar o prato. Salada pode tudo, desde molhos diferentes a ingredientes inusitados como a pizza da noite anterior que está na geladeira (cortada pequena e fria fazendo a vez de croûtons) à sobra do frango assado do domingo ou ainda macarrão tipo pene, gravatinha ou parafuso.

Até uma simples salada de tomates com alho cru, como a que aprendi a comer na Espanha no período que vivi no norte do país, pode se tornar uma grande aliada para saúde (o alho é um parente das cebolas e alho-porós, tem o poder de reduzir o colesterol e a pressão arterial, tem ação germicida combatendo infecções além de possuir antioxidantes e flavonóides que combatem o envelhecimento além de outras propriedades), a tarefa difícil aqui é encontrar tomates bonitos e saudáveis o ideal é cultivar seus próprios tomates ou comprar produtos orgânicos que tenham informações sobre a procedência. 

Para manter as propriedades nutritivas de legumes como cenoura, beterraba o ideal é que estes sejam consumidos crus ou se preferir cozinhe-os no vapor deixando-os “al dente”.  As leguminosas como feijão, ervilha, grão de bico e lentilhas também podem e devem ser utilizadas nas saladas, a dica é deixar de molho em água por algumas horas antes do cozimento trocando a água, desta forma é possível reduzir bastante a produção de gases. 

Outra dica bacana é usar frutas da estação nas saladas: maçã, manga, laranja, melão, morango e abacaxi são frutas refrescantes que caem muito bem se combinadas separadamente, se não vira salada de frutas né? Temos também a opção de usar a laranja para temperar as saladas no lugar de vinagre ou limão, usar o gengibre combinado com o suco de laranja fica uma delícia. Para quem gosta de sabores diferentes e contrastantes pode usar a hortelã, iogurte, o mel, a mostarda, a erva-doce ou funcho (as ramas e talos) e abusar das especiarias aromáticas, etc.. Agora se você quer decorar e deixar sua salada com um ar mais alegre use flores comestíveis como capuchinha, amor perfeito e hibiscos, etc..

Salada como entrada, salada como prato único para as noites de verão, salada para quem não quer sair da dieta, salada para quem gosta de salada.

Então vamos a dica de hoje... salada de lentilha servida na folha de alface americana.

Ingredientes:

1 xícara de lentilhas cozidas Al dente
¼ de pimentão vermelho picado em cubos pequenos
1 pedaço de manga cortado em cubos pequenos
½ cebola pequena com corte em cubos pequenos
8 tomates cerejas maduros
2 folhas de alface americanas para servir a salada
Azeite extravirgem
Aceto Balsâmico (ou se preferir vinagre, limão, etc)
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preprarar:

Tudo higienizado e cortado tempere a seu gosto, misture e sirva sobre a folha de alface, decore com os tomates cereja.  Muito simples e saboroso!


Rendimento: 2 pessoas

Tempo: 30 minutos (considerando que as lentilhas já tenham sido cozidas e estejam frias)

Dificuldade: Fácil



*Salada Caprese:  veja as opções no prato ou no palito que já postados aqui no blog. 


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...