sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Lula recheada à moda do português.

(Lula recheada à moda do português - Foto: Rogério Oliveia)

Reveillon 2014 em casa, resolvemos adiar a ida para o litoral, o que achei ótimo pois o calor nunca foi muito minha praia. O jantar foi para dois – romântico – nosso primeiro Reveillon sozinhos. De entrada uma salada de lentilha com manga e tomates cerejas, depois um espaguete integral com pesto de manjericão e pinoli italiano macerado à mão e a estrela da noite:  uma receita de lula recheada que aprendi a fazer aos 20 e poucos anos com um senhor português que trabalhava nas marinas do Guarujá em São Paulo. Fui passar uns dias no litoral, na casa de tios de uns amigos, e o Sr. Manoel com seu acentuado sotaque explicou a receita passo a passo enquanto a executava.  Nunca esqueci.

Neste fim de ano eu quis fugir dos pratos típicos das festas do período, por isso, resolvi preparar a lula recheada à moda do português. Saímos cedo na manhã do dia 31 para comprar os ingredientes frescos no Mercado Municipal de Curitiba, especialmente as lulas, e voltamos para casa com tudo que precisávamos para nossa ceia.

Eu lembro que o Sr. Manoel usou arroz branco e algum embutido para rechear as lulas e resolvi fazer algo parecido, acrescentei alguns ingredientes por minha conta e usei arroz integral com outros seis tipos de grãos para preparar o recheio das lulas.

Jantar pronto, o prato ficou uma delicia com sabor e aroma muito suaves, o toque final foi dado pelo coentro, adicionado ao molho de tomate pelado e triturado no qual as lulas foram cozidas. No almoço do dia seguinte as lulas estavam mais saborosas ainda.

Para mim Lula vai muito bem no prato, recheada, empanada ou no mar seu habitat natural, no mais eu passo. Brincadeiras à parte, se você gosta de frutos do mar e aprecia sabores lusitanos essa receita é uma ótima opção.

Ora, pois, passemos à receita!

Ingredientes:

6 lulas limpas e sem pele (retire a fina película que cobre as lulas)
1 ½  xícara de arroz branco (eu usei o 7 grãos Ráris)
Uvas passas picadas (hidratadas em água 15 minutos antes de usar)
25g Pinoli (ou nozes, castanhas ou outra oleaginosa picada)
150g de linguiça mista fina apimenta (ou o embutido de sua preferência)
1 cebola finamente picada (para o recheio e molho)
3 dentes de alho (para o recheio e molho)
Azeite extravirgem
Coentro a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Pimenta biquinho (ou dedo de moça se preferir) finamente picada
½ Limão siciliano
1 xícara de vinho branco seco
2 latas (ou 800g) de tomate pelado triturado
1 pitada de açúcar
Palito de madeira para fechar as lulas

(Passo a passo da receita - Fotos: Rogério Oliveira)


Modo de preparar:

Lave bem as lulas em água corrente esfregando-as com sal, retire com cuidado a fina película que cobre a carne da lula, coloque-as num prato, adicione umas gotas de limão siciliano e reserve.

Para fazer o recheio optando pelo arroz integral, cozinhe-o um pouco antes deixando-o os grãos al dente, depois refogue a metade da cebola picada no azeite, em seguida acrescente uma parte do alho picado e a linguiça para fritar juntos em fogo brando, depois que o embutido dourar um pouco acrescente o arroz, o pinoli e as passas, em seguida a pimenta biquinho (ou outra), o sal e a pimenta do reino a gosto. Misture tudo e deixe uns três minutos em fogo baixo, sem seguida desligue.

Preencha parcialmente as lulas deixando espaço para o arroz crescer e feche as pontas com um palito. Feito isso utilize uma panela grande (eu usei uma wok) para refogar a cebola e o alho restante, em seguida coloque as lulas recheadas na panela, em fogo alto, para fritar um pouco até que sua carne fique firme, vire-as e deixe mais alguns minutinhos. Depois acrescente o vinho, o tomate triturado e uma pitada de açúcar, acrescente o coentro cortado grosseiramente com as mãos. Tampe a panela deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 1 hora e 30 minutos, ou até as lulas ficarem tenras e o molho engrossar, prove o molho e corrija o sal se necessário.

Dicas: 1- O coentro tem um sabor acentuado e não são todas as pessoas que apreciam seu aroma e sabor, neste caso a opção é usar a salsinha. 2- Sirva o prato acompanhado de uma salada de folhas verdes de entrada e um Cabernet Sauvignon Blanc (gelado) ou outro vinho branco de sua preferência.


Rendimento: de 2 a 6 pessoas

Tempo de preparo:  2 ½ horas (incluindo limpeza das lulas, preparo do recheio e cozimento)

Dificuldade: Média

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...