sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Cinema pipoca, porque diversão também alimenta!

Nos últimos dias nosso blog apresentou muitos documentários, filmes produzidos no mundo todo cujo fio condutor é a gastronomia, conceito que vai muito além de pratos gourmets ou modismos. Para Carlo Petrini, presidente e fundador do movimento Slow Food a gastronomia é uma ciência. De fato ela muito mais do que uso comum que fazem dela,  enquanto ciência ela é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação, seus insumos e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados. Por isso temos apresentado aqui muito mais que receitas.

Mas, como lazer e diversão são alguns dos nossos direitos básicos hoje vamos indicar filmes da categoria: pipoca.  Selecionamos alguns títulos que estiveram nos cinemas brasileiros nos últimos anos e hoje estão nas locadoras e tv's por assinatura. São filmes para diversão, diferente dos inúmeros documentários que têm recheado nossa fanpage e blog nos últimos tempos fazendo-nos refletir à beça, esses filmes são para garantir riso e descontração. 

Nossa dica é: não assistí-los de estômago vazio.



21/01/15 - "Como um Chef" de Daniel Cohen (França, 2011). Aos 32 anos de idade, Jacky Bonnot (Michaël Youn) tem grande talento para se tornar um grande chef gastronômico, mas nunca teve a oportunidade de provar o seu talento. Por causa da situação financeira precária do casal, ele é obrigado a aceitar trabalhos temporários em pequenos restaurantes. A sorte muda quando ele cruza com o renomado Alexandre Lagarde (Jean Reno), chef em decadência, prestes a ser demitido pelo dono do restaurante onde trabalha, e substituído por um chef novo. (categoria: pipoca)



21/01/15 - "Os sabores do Palácio" de Christian Vincent (França, 2012). O filme conta  a história de Hortense Laborie (Catherine Frot) uma respeitada chef que é pega de surpresa ao ser escolhida pelo presidente da França para trabalhar no Grand Palais des Champs - Elysées ou  Palácio de Eliseu. Inicialmente, ela se torna objeto de inveja, sendo mal-vista pelos outros cozinheiros do local. Com o tempo, no entanto, Hortense consegue mudar a situação. Seus pratos conquistam o presidente, mas terá sempre que se manter atenta, afinal os bastidores do poder estarão cheios de armadilhas. (categoria: pipoca)



21/01/15 - "Confia em mim" de Michel Tikhomiroff (Brasil, 2013). Produção que leva assinatura da Globo Filmes conta a história de Mari (Fernanda Machado) que tem um grande sonho: abrir seu próprio restaurante. Para tanto ela trabalha duro como chefe de cozinha, sempre focando a ascensão profissional. Até que um dia ela conhece Caio (Mateus Solano), um cara simpático que permite que ela enfim realize seu sonho. Só que logo Mari percebe que nem tudo é tão simples assim. (categoria: pipoca)



21/01/15 - "Chef" de Jon Favreau (EUA, 2014). Carl Casper (Jon Favreau) é o chef de um restaurante badalado de Los Angeles, mas volta e meia enfrenta problemas com o dono do local (Dustin Hoffman) por querer inovar no cardápio ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes. Um dia, um renomado crítico gastronômico (Oliver Platt) vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa, baseada justamente no fato do cardápio ser pouco criativo. Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba demitido. Pior: a briga vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa (Sophia Vergara) para reiniciar a vida no comando de um trailer de comida. (categoria: pipoca)



21/01/15 - "A 100 passos de um sonho" de Lasse Hallström (EUA, 2014). No sul da França, Madame Mallory (Helen Mirren) é uma respeitada e autoritária dona de um restaurante estrelado no famoso guia Michelin que está cada vez mais preocupada com um estabelecimento indiano, concorrente, que abriu do outro lado da rua do seu empreendimento. Ela trava uma verdadeira guerra contra o vizinho, mas aos poucos conhece o filho do seu adversário, Hassan Kadam (Manish Dayal), um garoto com verdadeiro talento para a culinária. Os dois tornam-se amigos, e Mallory passa a guiá-lo pelos conhecimentos da refinada gastronomia francesa, sem abandonar a tradição indiana, encorajando-o a alçar voos muito mais altos. (categoria: pipoca)


(Todas as sinopses tiveram como fonte o site Adoro Cinema)



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...