sábado, 10 de janeiro de 2015

Bélgica, Japão, Chile e E.U.A. no nosso primeiro giro Food Filmes do ano.

O ano mal começou e o nosso blog está para lá de saboroso, seja pelas receitas, dicas de livros seja pelos filmes que recomendamos. Em 2014 tivemos alguns lançamentos internacionais e nacionais que foram exibidos nos cinemas brasileiros impulsionados pelo boom da gastronomia no mundo todo, porém, a grande maioria dos filmes que têm a alimentação como tema principal ou alguma importância no enredo não chegam aos cinemas brasileiros. Em geral somente os filmes com grandes nomes do cinema no elenco são exibidos e, em algumas cidades do país, por isso, para ver boa parte dos filmes listados em “Filmes que são uma delícia” aqui no blog, temos que apelar para os canais de TV por assinatura, locadoras de vídeo especializadas ou os sites na internet que permitem baixá-los ou assistí-los online.

Dos filmes comentados em nossa fanpage nesta semana é possível ver “Bistrô Romantique” (Bélgica, 2013) no Now da Net e acredito que em outros canais por assinatura, “La fiebre del Loco” (Chile, 2001) está disponível em DVD em algumas locadoras e em espanhol no youtube. Para “Soup Opera” (Japão, 2010) a opção é tentar baixá-lo em algum site para downloads ou assisti-lo online mas sem garantias de legendas em português, já o documentário “Dive!” (E.U.A., 2010) é possível pagar pelo download direto na página do filme.

Nossa lista só te aumentado e toda semana comentamos sobre alguns títulos no facebook e o resumo vem para cá também. Curta nossa fanpage e fique por dentro das novidades e antiguidades do cinema nas categorias Food & Wine Filmes.


07/01/15"Bistrô Romantique" filme lançado em 2014 no Brasil e exibido em alguns cinemas do país, que eu acabo de assistir num canal por assinatura. Apesar da crítica, que se diz especializada, falar do filme com certo enfado rotulando-o como mais uma comédia recheada de clichês, vale por não se tratar dos clichês Globais de muitas das produções brasileiras. O filme conta com pequenos dramas bem humorados, personagens caricatos em histórias de uma noite, ou melhor uma janta... O filme "Bistrô Romantique" (Brasserie Romantiek) do diretor Joël Vanhoebrouck (Bélgica, 2013) é uma dessas comédias prosaicas e leves que não pesam na digestão. Vale a pena ver! (categoria: pipoca)


07/01/15Nossa outra dica de filme vem do Japão "Soup Opera", um drama com muitas pitadas de humor oriental, do diretor Tomoyuki Takimoto (2010) baseado na obra de Sawako Agawa. O filme conta a história de Louie, criada por uma tia que tempos depois a deixa para viver em outro lugar. A jovem na casa dos trinta anos e sozinha, da noite para o dia se vê vivendo em companhia de dois homens, Tony um pintor mais velho e Kosuke um jovem atrapalhado, ambos mudam a vida da protagonista e suas próprias vidas. Tudo alimentado por uma bonita amizade e pela elogiada sopa de frango, receita que Loiue costuma preparar para as refeições a três. (categoria: pipoca)


08/01/15O filme "La fiebre del Loco" é uma produção chilena dirigida por Andrés Wood (2001), filme que assisti em DVD há muitos anos atrás e recomendo. A história aborda o comércio gerado em torno da pesca de um molusco chamado El Loco, muito bem cotato no mercado internacional e especialmente apreciado no Japão, que de tempos em tempos movimenta a pequena Puerto Gaia no litoral chileno alterando a tranquilidade local com a chegada de mais pescadores e prostitutas durante o período de inverno. O filme pode ser visto na íntegra online em espanhol ou encontrado em DVD com legendas em português em locadoras especializadas. (categoria: pipoca)


08/01/15 - "Dive!" de Jeremy Seifert (2010) é um daqueles documentários engajados, uma verdade indigesta que a América, em especial os E.U.A. têm que engolir, afinal os números do desperdício são gritantes em nosso continente. Hábito ou descuído? O cineasta e seus amigos mergulharam literamente no lixo americano, isto é, em lixeiras de supermercados de Los Angeles para realizar este filme e encontraram o que poderia alimentar milhares de pessoas no país. Enquanto a fome e a segurança alimentar é tema de debates e discussões para muitos países, inclusive os E.U.A., os supermercados continuam a jogar fora o que poderia alimentar muita gente (inclusive aqui no Brasil). Se valendo do jornalismo de guerrilha e do humor o filme já ganhou alguns prêmios desde sua estreia no Gig Harbor Film Festival, onde ganhou o Audience Choice Award e outros prêmios em festivais de cinema, incluindo o de Melhor Documentário no DC Independent Film Festival e Melhor Filme no Dutch Environmental Film Festival. (categoria: abacaxi)


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...