terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Alimentação e agricultura na mira dos diretores de cinema.

Muitos são os produtores e diretores engajados e preocupados com temáticas sócio-ambientais, profissionais que voltam suas lentes para questões locais que afetam o planeta, independente de sua localização geográfica. Pesquisando sites, diretores e festivais, percebi que o assunto alimentação é recorrente, especialmente agricultura familiar, produção orgânica, desenvolvimento local a partir de cadeias produtivas, sustentabilidade, meio ambiente, segurança e soberania alimentar, etc..

O assunto é muito sério e merece nossa atenção. Como garantir alimento saudável e para todos? As agriculturas familiar e orgânica podem ser a solução em tempos de crise? Das mudanças climáticas aos danos ao meio ambiente, muitas das vezes, causados pelo uso indiscriminado de pesticidas e agrotóxicos e exploração do solo sem cuidados. Das monoculturas que exaurem a terra ao desmatamento de biomas importantes para o equilíbrio da natureza. Onde fica a sustentabilidade do planeta? Onde fica a qualidade de vida que tanto buscamos?

Para auxiliar no entendimento que esse tema complexo requer selecionei algumas produções recentes, indicadas em nossa fanpage, que nos farão refletir muito. Os títulos têm algo em comum, todos são documentários produzidos no continente Americano a começar pelo filme peruano cujo título já diz muito “Peru Sabe: La Cocina, Arma Social”, seguido de quatro produções norte-americanas “Terra Firma”, “The Garden”, "Symphony of the Soil" e "In Organic we trust".   

Vale lembrar que os temas apresentados podem ser indigestos, porém, essenciais nos dias de hoje.



15/01/15Nossa primeira indicação vem da América do Sul, onde dois renomados Chefs de Cozinha o peruano Gastón Acurio e o espanhol Ferran Adrià se encontram para percorrer o Perú e mostrar uma das culinárias mais ricas da América Latina. Em "Perú Sabe: la Cocina, Arma Social" de Jesús María Santos (Peru, 2012) os dois chefs percorreram juntos a costa, a serra e as florestas do Peru em busca da riqueza e da mistura da gastronomia peruana. A proposta é mostrar como a gastronomia pode se tornar uma eficiente porta de inclusão social. A trajetória de Acúrio mostra como essa articulação pode ser feita num país com cerca de 30 milhões de habitantes, em que 80 mil jovens escolheram ser cozinheiro. (categoria: pipoca)


19/01/15 - "Terra Firma: A Film About Women, War & Healing on the Farm" documentário de Christine Anthony and Owen Masterson (EUA, 2014) conta a história de três mulheres que fazem parte do contingente norte-americano de mais 280.000 mulheres enviadas para o Oriente Médio para servir na Guerra ao Terrorismo. Muitas vezes traumatizadas por suas experiências retornam para casa com PTSD, incapazes de lidar com os rigores da vida diária. "Terra Firma" entrelaça as histórias dessas três mulheres veteranas que estiveram servindo no Afeganistão, Kuwait e Iraque. Depois de anos de luta, cada uma tem encontrado maneiras de curar as feridas ocultas da guerra através da agricultura. O filme segue as mulheres em suas vidas diárias, suas reflexões sobre o tempo gasto no serviço militar, o impacto da guerra sobre suas vidas e suas recém-descobertas: a agricultura, que lhes traz paz de espírito dando-lhes um propósito e uma nova maneira de servir o seu país, através do cultivo de alimentos para suas comunidades. O filme tem sido exibido em alguns festivais e pode ser comprado direto em seu site. (categoria: abacaxi)


19/01/15 E por falar em sustentaibilidade e agricultura familiar, o documentário "The Garden" de Scott Hamilton Kennedy (EUA, 2008) traz a história de uma grande horta comunitária que até meados de 2003 sobreviveu em um bairro pobre de Los Angeles, EUA. Cuidado por uma maioria de imigrantes latinos (cerca de 370 famílias) a fazenda urbana de 14 hectares resistui mais de uma década a interesses econômicos, até que em 2003 sucumbui nas mãos de empresários interessados em utilizar o espaço, onde antes se produzia milho, berinjela, banana e mamão sem o uso de produtos químicos e para subsistência das família e comunidade, para construção de armazéns. Uma trama que mostra bem como se desenvolvem as questões da terra em muitas partes da América. Situação muito comum no Brasil. (categoria: abacaxi)


19/01/15 "Symphony of the Soil" documentário de Deborah Koons Garcia (EUA, 2013) que dirigiu "The Future of Food" (2004) explora a complexidade e o mistério do solo. Se valendo de antigos conhecimentos e ciência de ponta, o filme é uma exploração artística do solo como substância milagrosa. Ao compreender as relações elaboradas e reciprocidade entre o solo, a água, a atmosfera, plantas e animais, chegamos a apreciar a natureza complexa e dinâmica deste precioso recurso. O filme examina também a relação humana com o solo, o uso e abuso de solo na agricultura, desmatamento e desenvolvimento, e as últimas pesquisas científicas sobre o papel fundamental do solo na melhoria das questões ambientais mais desafiadores do nosso tempo. Filmado em quatro continentes, conta com a participação de cientistas conceituados, agricultores e pecuaristas, em uma apresentação intrigante que destaca possibilidades de um solo saudável, produzindo plantas saudáveis, para alimentar seres humanos saudáveis que vivem em um planeta saudável. Pode parecer utópico mas do ponto de vista da ciência é algo possível mesmo nos dia atuais. O documentário pode ser comprado no site. (categoria: abacaxi)


19/01/15O documentário "In Organic we trust" de Kip Pastor (EUA, 2012) tem uma preocupação diferente, mas não incomum sobre os alimentos orgânicos ele parte de uma jornada pessoal do diretor através de respostas para perguntas como: O que exatamente é orgânico? Será que é realmente melhor, ou apenas um golpe de marketing? O diretor vai na contramão dos modismos. Sabemos que a alimentação saudável, direito de todos, é na verdade um grande negócio para alguns. Já existem grandes corporações por trás dessa produção e de olho nesse nicho, por isso, esse documentário lança luz sobre todas estas questões, e, em particular, contesta a noção de que o alimento indicado como "orgânico certificado" é a resposta para nossos problemas de segurança alimentar e agricultura. Pastor apresenta uma ampla gama de pontos de vista, à partir de entrevistas com vários agricultores orgânicos e profissionais da saúde, alimentação e especialistas em agricultura. Bom para refletir. (categoria: abacaxi)

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...