sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Torta diet da Meg, menos açúcar, mais amor!

(Torta Diet da Meg - Foto: Meg Mamede)

Ah, as dietas! Pode isso, aquilo não... pode leite, não pode açúcar e vice versa. A mudança de hábito reflete na nossa despensa, agora tenho prestado mais atenção ao rótulo dos produtos no supermercado e tenho comprado alguns itens, que nunca havia usado, para experimentar e vou comentar sobre eles aqui no blog.

Nesta semana comprei o adoçante culinário Lowçucar, não indicado para preparos em alta temperatura, mas, com alguma teimosia e paciência consegui uma calda razoável com maçã caramelada.  O adoçante em forma de pó é muito fino e de difícil diluição, mas não comprometeu o resultado da minha receita e o sabor.

Como a nutricionista retirou da minha dieta o leite (e seus derivados) e maçã, entre outros alimentos, resolvi fazer a limpa no armário da cozinha e na geladeira para ver o que tínhamos, daí acabei fazendo uma torta diet para o meu marido com uma base de granola ligth com frutas Biosoft, recheada com um creme tipo mousse e coberta com calda de maçã caramelada. Ele aprovou, o difícil foi fazer com que ele se contentasse com um único pedaço por dia.

O sabor estava bem bom, eu não comi, mas como cozinheira, provei cada etapa da torta porque não queria que ela ficasse enjoativa, já a apresentação poderia ter ficado melhor se eu tivesse tido a paciência de esperar o mousse firmar e a calda de maçã caramelada esfriar, assim eles não teriam mesclado na superfície como é possível notar na foto, bem... até que não ficou tão feia.

Vamos à receita...

Ingredientes:

250 g de granola
2 colheres de sopa de margarina ou creme vegetal gelado
1 cx. Creme de Leite (ou creme de soja)
1 copo de leite (usei desnatado, mas pode ser leite de soja ou de arroz )
2 colheres de sopa de adoçante culinário
1 pacote de gelatina em pós sem sabor (24g)
Suco de ½ limão siciliano ou essência de baunilha
40g de manteiga (ou margarina, ou creme vegetal) para calda
1 maçã verde cortada em pedaços pequenos
1/ 2 limão Taiti
1 forma de 22cm com fundo removível

Modo de Preparo:

Pré aqueça o forno a 180°C, triture a granola no mixer e junte com as duas colheres de margarina gelada até formar uma pasta para moldar o fundo e um pouco da lateral da forma (de um a dois dedos), leve ao fogo por uns 10 minutos ou até que a base fique dourada, retire em seguida e deixe esfriar.

Despeje um pacotinho de gelatina em pó (24g) em duas colheres de água fria e em seguida leve ao fogo em banho maria ou ao microondas por 15 segundo para dissolver, ou conforme orientação do produto. No liquidificador ou com a varinha do mixer bata a gelatina, já dissolvida, com o creme de leite, o leite, o suco de ½ limão siciliano (ou um pouco de essência de baunilha) e o adoçante culinário até formar um creme espesso e reserve.

Com a base de granola fria, despeje o creme e cubra a forma com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos duas horas, para que o creme fique mais firme.

Para a calda corte a maçã em pedaços pequenos e adicione o suco do limão Taiti, numa frigideira derreta a manteiga (ou margarina) adicione o adoçante culinário devagar e vá mexendo em fogo baixo com paciência para que o adoçante seja bem incorporado à manteiga (ou margarina), quando a calda estiver dourada acrescente os pedaços de maçã e vá mexendo até que os pedaços de maçã fiquem mais tenros. Desligue e deixe a calda esfriar.

Com a calda já fria, retire a torta da geladeira e cubra-a com a calda de maçã e leve de volta à geladeira por mais uma hora antes de servir.

Dica: Execute sem pressa as etapas para que a apresentação final fique mais uniforme e bonita.


Tempo de preparo: 50 minutos (mais o tempo de geladeira)

Rendimento: 12 pedaços

Dificuldade: Fácil

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...