quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Comida e bebida no cinema.

Não se trata de comer ou beber no espaço destinado ao cinema, até porque (particularmente) acho isso um desastre. Nunca gostei do barulho de latinhas de refrigerante sendo abertas durante a sessão, tão pouco, daquele cheiro enjoativo de pipoca besuntada de manteiga. Pior ainda são os modismos recentes: servir pratos ou menus degustação durante a exibição de algum filme e o surgimento de salas preparadas com mesa de anteparo ou braços de poltronas largos, abajures e campainhas para o serviço de garçom. Como diria minha mãe: "é o fim da picada!".

Quanto ao título deste post nada mais é do que o assunto recorrente do blog: food e wine filmes produzidos nos quatro cantos do planeta. Nesta semana indicamos três documentários em nossa fanpage, dois deles sobre o universo do vinho e um movie road que acompanha alguns chefs de cozinha franceses que deixaram seu país radicando-se no Brasil. Curiosamente, o próprio diretor de "Por que você partiu?", também francês, está há alguns anos no país e o filme tem algo de autobiográfico. Dos E.U.A, passando pelo Brasil e França, teremos por destino final a Grécia e a história da mais tradicional produção vinícola daquele país.

"Os documentários costumam abordar questões sobre as quais existam interesses sociais ou debates." "A ação tende a se realizar mais no espaço cinematográfico que no espaço cenográfico. Aquilo que na ficção é cenário passa a ser, no documentário, um espaço real, um espaço do mundo, sobre o qual a câmera não exerce domínio total". (fonte: Wikipédia)



08/12/14"Por que você partiu?" documentário de Eric Belhassen (Brasil, 2012) Quais motivos podem nos levar a deixar nosso país e nossa família para tentar a sorte em um continente diferente? O filme acompanha a brilhante trajetória de seis chefs de gastronomia francesa que residem no Brasil, a partir do relato de suas histórias familiares. Com os chefs Emmanuel, Erick Jacquin, Laurent Suaudeau, Alain Uzan, Frédéric Monnier e Roland Villard. Filme já disponível em DVD lançado em 2013 dirigido pelo também francês, Eric Belhassen, radicado no Brasil, que com baixo orçamento conseguiu um resultado satisfatório para sua estréia. O documentário tem algo de road movie percorrendo cerca de 2000 km pelas regiões mais gastronômicas da França, cidadezinhas do interior onde o diretor colheu depoimentos de parentes dos chefs. (categoria: pipoca)


10/12/14 - "American Wine Story" é um documentário independente dirigido por David Baker (EUA, 2014). Há uma variedade de obsessões no mundo, mas nem todas atraem tanta devoção como o vinho. "Americana Wine Story" é um filme sobre enólogos aficionados que tornaram suas obsessões de maneira extrema, perseguindo seus sonhos com uma garrafa na mão e um saca-rolhas na outra. (categoria: pipoca)



10/12/14 - "I vardia tou pelekanou" ou "Pelican's Watch" título em inglês, é um filme documentário de Lea Binzer (Grécia, 2011) presente em alguns festivais da Europa e EUA que acompanha dois viticultores e um fabricante de vinho através do ciclo anual de trabalho na vinha e na adega. Todos os três enfrentam adversidades e desafios, o resultado não só da atual conjuntura econômica na Europa, mas também de pressões exercidas por seu ambiente social. Vinhedo extraordinário de Santorini, o mais antigo da Europa, está atualmente quase enterrado em concreto devido ao desenvolvimento desregulado da indústria turística local. Viticultores e produtores de vinho, uma associação de vinho local e administração, trabalhadores e cidadãos compõem um sistema frágil, um reflexo da sociedade grega sob uma profunda crise econômica, política, cultural e moral. Criatividade e produtividade versus o lucro fácil e o empreendimento irresponsável que danifica a identidade da ilha. Os personagens principais dão o tom à narrativa através de momentos pessoais e pensamentos sobre a sua vida, trabalho e relacionamento com Deus. Em vez de oferecer uma acusação, o filme investiga e se concentra nas causas subjacentes do problema e sobre a psicologia individual com poesia e humor. Sua estrutura narrativa reflete as diferentes fases do ciclo anual da viticultura. (categoria: pipoca)


***

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...