quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Alimentando a alma com "wine and food" filmes da semana.

Depois de alguns dias sem falar dele, eis que o cinema retorna à nossa cozinha e dessa vez com produções bem distintas. Hoje trazemos três filmes interessantes, duas comédias e uma drama que farão você rir e se emocionar, tendo sempre em vista os alimentos e as relações que se estabelecem em torno dele.

Como "nem só de pão vive o Homem" temos a obrigação para conosco de alimentar a alma e o intelecto da mesma forma que alimentamos o corpo. Do mockumentary sobre vinhos produzido nos EUA, passamos ao peculiar humor oriental, cheio de movimento e cor com um filme rodado em Taiwan, para depois chegarmos à uma produção que retrata a importância do grão (a semolina) para a cultura árabe (no caso do filme Tunisia e Marrocos), numa abordagem que vai além dos limites da cozinha mostrando as fronteiras da geografia e a situação dos imigrantes na França.  



26/11/14 - Depois de alguns dias sem comentários sobre Wine and Food Films voltamos com a indicação de um mockumentary (mock = falso + documentary = documentário)."Corked!" de Ross Clenenden e Paul Hawley (EUA, 2009) mostra uma equipe de cineastas que descem em Sonoma (cidade vinícola da Califórnia, EUA) para cobrir os locais onde acontece o "Golden Harvest Awards" uma das mais importantes premiações do seguimento nos EUA , eles visitarão quatro vinhedos com processos vinícolas diferentes entes si. Entre eles uma ex-adega familiar tomada por um bilionário do Texas e outra que é dirigida por um apreciador esnobe e rejeitado pela mesma "elite esnobe" da região. O filme tem personagens que transitam entre o esteriótipo e a sátira e é uma boa opção para quem quer se divertir. (categoria: pipoca)



03/11/14 - Está indicação vem de Taiwan, o filme "Zone Pro Site A Moveable Feast" do diretor Chen Yu-Hsun. A comédia, lançada em 2013, que fez sucesso nos países asiáticos e participou de alguns festivais pelo mundo traz a história de uma família endividada tentando recuperar a honra da família, reinventando o seu negócio de restauração. Uma festa para o coração e para o estômago, esta comédia brilhante está repleta de personagens memoráveis e pratos suculentos. A atriz chinesa Kimi Hsia, interpreta uma aspirante a atriz e modelo filha de uma chef de rua famosa, que foge de agiotas para o interior e lá aprende a cozinhar com sua mãe para participarem do tradicional banquete ao ar livre, competição culinária que agita a cidade. (categoria: pipoca)



03/11/14 - Com direção de Abdel Kechiche "O Segredo do Grão" (La Graine et le Mulet, França, 2007) foi o grande vencedor do César em 2008, desbancando o favorito "Piaf" e premiado no mesmo ano no Festival de Veneza. O filme conta a história de Slimane Beiji, ex-empregado das docas, que agora aos 60 anos e desempregado, tenta dar rumo novo à sua vida. Entre visitas a sua antiga família e a vida com sua atual companheira, ele planeja abrir um restaurante dentro de um velho barco, e para isso conta com a receita deliciosa do cuscuz que a sua ex mulher prepara. O grão aqui retratado é o que conhecemos por semolina usado para preparo do cuscuz marroquino, mas, mais que retratar o alimento o filme aborda questões culturais e os problemas enfrentandos pelos imigrantes na França. (categoria: abacaxi)


***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...