sábado, 8 de novembro de 2014

Vinho, Amor, Comida e Reflexão.

Nem só de sabores e aromas vive o cinema, os cuidados com a terra, com a produção e com a memória de um grupo ou país tem levado muitos diretores e produtores de cinema do campo para os restaurantes e vice versa. Quando o cinema descobriu a cozinha os alimentos e modos de preparo se tornaram um prato cheio para documentários e séries de TV. 

A produção de filmes ficcionais voltados à diversão bem como os documentais têm lotado salas em Festivais de Cinema com categoria food and wine pelo mundo afora. E... por falar em vinhos, a produção da bebida tanto no Velho Mundo quanto no Novo Mundo tem sido assunto entre espertos e iniciantes na arte da degustação de vinhos e harmonização de pratos, e é isso que boa parte dos filmes selecionados neste post trarão.

Nesta semana nossa fanpage sugeriu produções muito recentes que fizeram parte da programação de alguns Festivais Food and Wine da Europa e EUA entre 2013 e 2014, muitas dessas produções sem previsão de estréia ou distribuição no Brasil, porém com a possibilidade de download ou de assistí-las online na internet. 

Nosso cardápio é variado e cuidadosamente harmonizado. Bom apetite!

06/11/14 - "Buscando a Gastón" (Finding Gaston) de Patricia Peréz (Peru / EUA, 2014) é um documentário que revela a cultura e a culinária peruana através do material acumulado pela diretora e sua equipe que acompanhou por dois anos Gastón Acurio, reconhecido chef peruano que adora cozinhar e seu país, para responder a pergunta: - É possivel um cozinheiro mudar um país com sua comida? Após receber o prêmio de melhor filme do Culinary Zinema 2014 de San Sebastian (País Basco / Espanha) e obter o Gohan Tokyo Film Award Festival 2014, "Buscando a Gastón" continua a angariar prêmios internacionais, na Big Apple o filme triunfou como melhor documentário no NYC Food Film Festival no último sábado. No Brasil não sei se será lançado, contudo a diretora vê a possibilidade de vender os direitos de exibição para algum canal de TV, então daqui algum tempo será possível ver o filme através de algum canal por assinatura ou na internet. (categoria: pipoca)


07/11/14"Spinning Plates" é um documentário de 2012 do diretor Joseph Levy um apaixonado pela cozinha desde criança e responsável por séries de TV nos EUA sobre culinária, neste filme ele traz as histórias de três diferentes restaurantes dos EUA e explora as paixões e as lutas que os conectam: o Alinea, restaurante com estrelas Michelin de Grant Achatz, em Chicago; o La Cocina de Gabby, um restaurante mexicano de propriedade familiar em Tucson, Arizona; e o Breitbach's Family Dining, um restaurante de 150 anos de idade em Sherrill, Iowa. O documentário não veio para o Brasil mas é possível comprá-lo em DVD ou o download na internet. (categoria: pipoca)

08/11/14 - Essa é para os apreciadores de vinho, o documentário de Jason Wise (EUA, 2012) "Somm" é a história de quatro sommeliers tentando passar no prestigiado exame Mestre Sommelier, um teste com um dos mais baixos índices de aprovação no mundo. O exame abrange literalmente qualquer coisa que tenha a ver com todo o mundo do vinho e que é apenas o começo. O acesso ao Court of Master Sommeliers sempre foi estritamente regulamentado e câmeras nunca foram permitidas em qualquer lugar perto do exame.... até agora. Quanto você sabe sobre o vinho? Esse filme é uma ótima oportunidade para quem quer testar seus conhecimentos sobre o tema. (categoria: pipoca)

08/11/14 - E por falar em vinho mais um título que fala do tema, desta vez indicamos o documentário australiano "Red Obsession" (2013) dirigido por David Roach e Warwick Ross, narrado pelo ator australiano Russell Crowe que conta de forma divertida a história da tentativa de mudar a natureza da indústria do vinho francês. Durante séculos Bordeaux teve um status mítico no mundo dos vinhos finos como um símbolo de riqueza, poder e influência. Os preços para os seus prestigiados vinhos tintos foram quebrando recordes com o surgimento de um crescente mercado chinês que está mudando a natureza do vinho no século 21. Apresentando entrevistas com colecionadores, apreciadores e enólogos, o filme mostra a exploração das complexidades e imprevisibilidade do mercado global, os efeitos econômicos e a influência dos colecionadores chineses obcecados, no mercado do vinho (este filme foi exibido em 2013 na 37a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo). (categoria: pipoca)

08/11/14 - Para quem viu "Mondovino" de Jonathan Nossiter (2004), sem dúvida vai gostar do novo documentário do diretor. Sem previsão para ser lançado no Brasil o documentário "Natural Resistance" (2014) originalmnete em italiano, tem feito sucesso nos festivais por onde tem passado. Dez anos após o lançamento de «Mondovino», uma análise da produção de vinho na França que se tornara cada vez mais estandardizada, o especialista em vinhos Jonathan Nonathan produziu o filme com o objetivo de mostrar o que é estar enraizado no solo onde se trabalha. Ao longo de algumas caminhadas por vinhas e encontros relaxados com um grupo de produtores alternativos de vinho italianos, troca experiências e argumentos. Aquilo que se assemelha a um paraíso bucólico, é, na realidade, um campo de batalha. A única coisa que salva a paisagem de ser totalmente destruída é a afluência de estrangeiros que utilizam as velhas vinhas como casas de férias de verão (este filme foi exibido no Festival do Rio Int'l Film Festival de 2014). (categoria: pipoca)

08/11/14 - Agora vamos de cinema pipoca, uma divertida comédia de Teresa De Pelegri e Dominic Harari. "Amor en su punto" (Esp, Fra, Irlanda, 2012) que em inglês recebeu o título de "The food guide to love". O filme é uma encantadora comédia romântica, passada em Dublin, sobre o crítico de gastronomia irlandês “definidor de tendências” e a bela e exuberante espanhola que o inspira a colocar o seu coração em primeiro lugar, e não a comida, quando se trata de amor. O jornalista gastronómico Oliver Byrne encontra-se numa crise. A sua coluna acerca da alta gastronomia e da procura pela sua cara-metade tornou-se a leitura mais badalada da cidade. No entanto, a sua própria vida amorosa é um caos, muitos dos seus relacionamentos parecem-lhe tentadores no início mas, depois, nunca duram. Após conhecer Bibiana, uma curadora de arte espanhola, Oliver sente uma inexplicável, no entanto inegável, atração, ainda que nada tenham em comum. Ela é uma kamikaze do amor, atirando-se de cabeça para relacionamentos duradouros, enquanto ele tem pânico do compromisso. Será este romance uma receita para o desastre ou terá Oliver, finalmente, encontrado os ingredientes para o amor verdadeiro? (sem previsão de lançamento no Brasil, com sorte poderá encontrar para download na internet). (categoria: pipoca)


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...