quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Pancs – Plantas Alimentícias não Convencionais do Brasil.


Nem só de alimentos tradicionais e conhecidos se alimenta nossa cozinha, existem plantas hoje não convencionais na culinária (Pancs) que em outros tempos foram utilizadas na elaboração de receitas. Algumas delas desapareceram dos pratos, mas graças ao trabalho de pesquisa do biólogo Valdely Kinupp com ajuda do engenheiro agrônomo Harri Lorenzi, dois estudiosos de plantas brasileiras, já é possível conhecer e reconhecer plantas nativas e exóticas dos nossos biomas e quem sabe reintroduzi-las na nossa culinária, como já têm feito grandes nomes da gastronomia brasileira.

O livro é resultado de 10 anos de pesquisa e apresenta plantas nativas e exóticas (espontâneas e cultivadas no Brasil), consumidas no passado e ou em alguma região do país e do mundo. Cada planta é apresentada em duas páginas: na primeira - suas características morfológicas para facilitar a identificação botânica, informações sobre seu uso geral e culinário com referências bibliográficas e ilustradas com 2 fotos; na segunda - 2 ou 3 fotos legendadas das partes da planta utilizadas para o consumo, seguidas de 3 receitas feitas com a planta e ilustradas com os respectivos pratos. (fonte: Instituto Plantarum).

Boa opção para quem quer inovar e ao mesmo tempo resgatar tradições e alimentos que estavam fadados a desaparecer da nossa cultura valorizando a produção e memória local.


Livro: Plantas Alimentícias não Convencionais no Brasil

Autor: Valdely Kinupp e Harri Lorenzi

Editora: Plantarum

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...