segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Homem na Cozinha II - Batata Suíça.

(Batata Suíça feita pelo Rogério Oliveira - Foto: Meg Mamede)

Essa história de homem na cozinha é tudo de bom, ainda mais quando eles preparam uma comida saborosa, lavam a louça e a gente não faz nada, só come. Foi isso que aconteceu no domingo em que viajei, meu marido foi para cozinha e preparou uma deliciosa batata suíça recheada com cogumelo Paris, brocólis e creme de leite, serviu com uma saladinha de tomate e acelga (couve chinesa aqui no sul) para o nosso almoço.

A receita que ele fez rendeu duas porções generosas e ainda sobrou batata que aproveitei para encorpar um creme de cenoura que havia feito na noite anterior. Eu ainda não me aventurei na cozinha fazendo essa batata, toda vez é ele quem faz e tem feito muito sucesso. 

Vamos à receita.

Ingredientes:

5 batatas médias (cozidas inteiras, retiradas ainda duras do cozimento)
5 ramos de brócolis cozidos com sal (Al dente) picados
200 g de cogumelo Paris (ou o de sua preferência) lavado e picado
2 dentes de alho
Azeite de oliva
1 caixa de creme de leite (200g)
Sal e pimenta a gosto
Manteiga ou margarina para untar a omeleteira (ou uma frigideira pequena)
1 omeleteira ou 2 frigideiras pequenas (de preferência antiaderentes)
1 espátula de silicone para ajudar no preparo da batata

Modo de preparar:

Descasque as batatas e cozinhe as com sal tirando-as ainda meio duras do fogo, elas não podem amolecer. Tire-as da água, deixe esfriar e coloque-as na geladeira. Faça isso na noite anterior ao preparo da receita ou pelo menos umas 5 horas antes do preparo. Feito isso use o lado grosso do ralador para ralá-las e reserve.

Em uma frigideira coloque um pouco de azeite para aquecer, em seguida coloque o alho picado para dourar levemente, seguido dos cogumelos, acrescente um pitada de sal e pimenta moída na hora (opcional) e deixe murchar, depois coloque a brócolis picada e o creme de leite, mexa e deixei ferver, prove para corrigir o sal e desligue o fogo.



Utilize uma omeleteira ou duas frigideiras pequenas (como as da foto) pra montar a batata. 

Unte a peça que vai usar e cubra com a batata ralada  de maneira que ainda caiba o recheio e não transborde, acrescente o recheio e coloque mais batata para cobrir o recheio, formando uma esfera proporcional que possa ser virada de uma frigideira para outra ou ser fechada na omeleteira. Feito isso leve ao fogo médio, virando de vez em quando por aproximadamente 15 minutos ou até dourar por fora, lembre-se de ajeitar as laterais da batata com a espátula antes de virá-las, seja na omeleteira seja na frigideira, assim evitamos que a batata grude na lateral e quebre a circunferência do prato.

Bem, estando douradas as duas partes da batata ela estará pronta para ser servida.

Dica: Essa batata fica deliciosa com uma variedade de recheios, use a criatividade. Sirva com a salada de sua preferência ou com legumes cozidos no vapor e temperados a seu gosto.


Tempo de preparo: 30 minutos (fora o cozimento da batata e tempo na geladeira)

Porção: 2 batatas grandes feitas na omeleteira ou 3 se feitas na frigideira menor

Dificuldade: Fácil

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...