segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Frango com crosta de gergelim e purê de abóbora.

(Frango com crosta de gergelim e purê de abóbora - Foto: Rogério Oliveira)

Aniversário é sempre motivo de comemoração, mesmo que com certo atraso. Neste domingo fiz um almoço familiar para comemorar mais uma primavera do marido. Sorte que éramos poucos, apenas quatro pessoas, caso contrário talvez eu não entregasse os pratos em tempo.

Gosto de cuidar de cada detalhe, da compra dos ingredientes frescos e de qualidade ao tempo de preparo entre um prato e outro, por isso fui para cozinha cedo. Com exceção do meu ovo poché, que perdi o ponto do primeiro e nem tentei fazer mais, mudando para opção de preparar o ovo numa frigideira bem quente e uma gota de azeite, o resto saiu como eu esperava, todos aprovaram e ficaram muito satisfeitos.

O menu do nosso almoço teve de entrada aspargos com ovos e raspas de parmesão (aspargos cozidos com sal no vapor e salteados com azeite e alho em pétala), primeiro prato um risoto de gorgonzola com nozes e pera, segundo prato nosso frango com crosta de gergelim acompanhado de purê de abóbora cabotiá, fechando com a tarte tatin de maçã verde com chantily caseiro. Tudo regado por um bom Bordeaux que o marido trouxe de Paris.

(Os pratos servidos no almoço - Fotos: Rogério Oliveira)


A seguir a receita do frango com crosta de gergelim e purê de abóbora.

Ingredientes:

4 filés de frango (peito ou sobrecoxa desossada)
Ramos de alecrim e tomilho
2 dentes de alho
1 xícara de vinho branco
Suco de ½ limão siciliano
Pimenta do Reino moída na hora
Sal a gosto
50 g de gergelim claro
50 g de gergelim negro
½ abobora cabotiá
2 colheres de sopa de nata ou creme de leite
Azeite extravirgem

Modo de preparo:

Num recipiente com tampa junte o alho picado ao suco de limão e o vinho branco, acrescente tomilho e alecrim, sal e pimenta do reino a gosto e coloque os filés de frango para marinar na geladeira por, pelo menos, duas horas antes de ir para o fogo. Enquanto isso descasque metade da abóbora cabotiá (média), retire as sementes e lave os pedaços para em seguida, de preferência, cozinhar no vapor para que não junte muita água, para isso use uma panela tipo cozi-vapore ou cuscuzeira por cerca de 20 minutos ou até que os pedaços estejam moles. Tire do fogo os pedaços de abóbora, amasse-os com um garfo ou colher (não use espremedor de batata ou liquidificador, pois a abóbora perderá as fibras e ficará líquida), espere esfriar um pouco para acrescentar a nata ou creme de leite, um pouco de azeite e sal a gosto.

Coloque um frigideira no fogo e deixe que aqueça bem, depois adicione umas gotinhas de azeite. Num prato misture o gergelim claro com o negro e empane os filés de frango já marinados, leve-os à frigideira (ou chapa) virando-os de tempos em tempos, sem furá-los para que não ressequem e tomando cuidado para que não fiquem crus (nunca tampe a frigideira durante esse processo, pois o frango juntará água e retardará o preparo). Quando já estiverem no ponto sirva-os acompanhados do purê de abóbora (que pode ser servido quente ou frio).


Tempo de preparo: 40 minutos (mais duas horas para o marinado)

Rendimento: 4 pessoas

Dificuldade: Fácil


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...