quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Arroz de Galinha, receita do gaúcho.

(Arroz de Galinha - Foto: Meg Mamede)

Desde que cheguei ao Paraná em 2011 tenho experimentado alguns pratos e alimentos comuns à região sul, ingredientes e modos de preparo diferentes do que comi em outras regiões do país. Confesso que quando era criança não gostava do prato que minha avó paterna preparava com galinha caipira, talvez porque nunca gostei de galinha cozida salvo em uma canja bem preparada. Mas com o passar do tempo nosso paladar sofre mudanças, experimentamos os mesmos alimentos preparados de maneiras distintas e com temperos usuais de quem os prepara e isso faz toda a diferença. Provei frango com quiabo em Minas Gerais e gostei bastante, mas foi aqui em Curitiba que experimentei um prato simples, que adoro, e toda vez que minha sogra pergunta o que gostaria de comer, respondo: - O Arroz de Galinha que o Chula (marido dela) faz.

Como disse trata-se de uma receita simples e deliciosa que de alguma maneira me remete à infância. Vamos à receita.

Ingredientes:

400g de arroz
3 dentes de alho picado
½ Cebola picada
3 Batatas (cortadas em quatro)
Azeite (ou óleo de cozinha de sua preferência)
Salsinha picada
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora (opcional)
5 ovos
500g de pedaços de galinha (peito, coxa e sobrecoxa)
4 tomates grandes e maduros  
1 panela tipo caçarola de ferro ou de outro material que retenha bem o calor

(Arroz de Galinha feito pelo Chula - Foto: Meg Mamede)


Modo de preparo:

Em uma caçarola grande refogue a cebola, depois acrescente o alho e deixe dourar um pouco, em seguida acrescente os pedaços de galinha para dar uma selada, coloque um pouco de sal e pimenta do reino (moída na hora) e mexa. Retire a pele dos tomates e as sementes, cortes em cubos pequenos e coloque na panela para refogar, em seguida coloque uma quantidade de água que cubra a galinha, que será cozida no molho formado pelos tomates. Quando a galinha já estiver tenra acrescente o arroz e a batata cortada, um pouco mais de água, mexa, prove e corrija o sal. Deixe o arroz cozinhar normalmente em fogo baixo e controle o cozimento adicionando água e sal se necessário, quando começar a aparecer àqueles furinhos na superfície do arroz, com cuidado quebre os ovos em cima posicionando-os lado a lado, coloque um pitada de sal sobre cada um deles e finalize com salsinha picada. Tampe a panela e deixe por mais uns cinco minutos, em fogo baixo, cuidando sempre para que o arroz não queime. Sirva em seguida.

Dica: Se quiser uma cor mais viva acrescente um pouco de açafrão ou colorau (urucum) no preparo do seu arroz (que deve ser colocado no momento de preparo do molho de tomate).

*Essa receita foi escrita baseada em uma rápida explicação do "gaúcho" e nas várias ocasiões em que saboreei o prato.


Tempo de preparo: 50 minutos

Rendimento: 5 pessoas

Dificuldade: Fácil

***

Um comentário:

  1. Delicia. experimente com um pouco de curry. Explosão de sabor.

    ResponderExcluir

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...