domingo, 9 de novembro de 2014

A bebida dos Deuses, assunto de domingo.

(Google Imagens)


Neste domingo o vinho foi tema principal da nossa fanpage, dedicamos várias notas a essa que é uma das bebidas mais antigas do mundo e umas das mais conhecidas seja por meio de algumas passagens bíblicas, de cartas reais, de tratados de história ou de receituários médicos e culinários de todos os tempos.

Assim como o Food Film o Wine Film é uma categoria que tem crescido bastante nos últimos anos e agitado os festivais de cinema e de gastronomia dos quatro cantos do planeta. Os documentários estão em maior número, seguidos por longa-metragens ficcionais e muitos curtas.

As produções indicadas hoje são muito recentes e é possível que quase todas elas, ainda, não tenham sido distribuídas por aqui.  Mas como sempre, lembramos que com alguma paciência é possível encontrá-las na internet para download.


09/11/14O tema deste fim de semana por aqui é o vinho, por isso indicamos mais uma produção sobre o assunto, desta vez o filme francês de Gilles Legrand "Tu seras mon fils" (2011). Um drama quase todo rodado na linda propriedade do Château Clos Fourtet, um Premier Grand Cru Classé de Saint-Emilion. A produção traz estrelas do cinema francês e anônimos funcionários do Château. O filme aborda a relação problemática entre Paul Marseul, dono de um vinhedo na prestigiada Saint Emilion e seu filho, Martin, que trabalha com ele na propriedade da família. Paul é um wine-maker exigente e apaixonado, mas é um pai dominador. Ele não está feliz que seu filho um dia possa sucedê-lo, ele sonha com um filho que é mais talentoso, mais carismático. . . e mais de acordo com suas próprias aspirações. (categoria: pipoca)



09/11/14Vinho e Rock estão presentes no documentário "Blood into Wine" dirigido por Ryan Page e Christopher Pomerenke (EUA, 2010) que conta a história de de Maynard James Keenan (A Perfect Circle e Puscifer bandas que se apresentaram no Lollapalooza Brasil 2013), o americano que passou de estrela do rock a vinicultor. Na verdade, o documentário não se resume a contar a história do músico, o filme foi feito para mostrar os esforços de Keenan e de seu parceiro Eric Glomski para promover o potencial vinícola do norte do Arizona. (categoria: pipoca)



09/11/14"Story of Wine" é uma produção Sul Coreana de Cheol-ha Lee (2008) que participou da seleção oficial de Festivais nos EUA e Noruega em 2009 (Sonoma Valley Film Festival, Philadelphia Asian American Film Festival e WT Os International Film Festival) e que não foi distribuido no Brasil. O filme conta a história de uma bar de vinhos que em sua festa de um ano de existência terá um lista de vinhos exclusivos onde cada garrafa de vinho aberta conta a história de um ano específico. Boa opção para quem gosta de cinema asiático e vinhos. (categoria: pipoca)



09/11/14 A dica agora fica por conta de uma produção dos nossos vizinhos argentinos, o filme "El camino del Vino" de Nicolás Carreras e Charlie Arturaola (Argentina, 2012) que mistura um pouco de comédia a um drama real. O filme conta a história do famoso sommelier Charlie Artuarola quando esteve em Mendoza, Argentina, para fazer parte do evento glamouroso o "Masters of Food and Wine", depois de "ter viajado o mundo em uma garrafa de vinho", como ele geralmente costuma dizer. Uma vez no evento, antes de sua degustação, entre glamour, stress, marketing e o ritmo frenético, algo incomum acontece: ele perde o seu paladar. Charlie precisará para se recuperar, sair em busca da solução para seu problema, então, ele tem encontros decisivos com grandes nomes do mundo do vinho, como Michel Rolland, que entende que a cura envolve "limpar" o seu paladar com os grandes vinhos da região. Daí, Charlie começa uma jornada a partir das vinhas mais colossais e adegas, mesmo pequenas fazendas, procissões e celebrações da colheita, que se misturam com o povo de Mendoza, pessoas que trabalham na videira. Mas depois de verificar o fracasso contínuo da fórmula de "melhor vinho" a viagem torna-se um retorno à sua essência, seus entes queridos e suas dores e seus fantasmas reais. iSalud! (categoria: abacaxi)



09/11/14 Para encerrar o fim de semana dedicado à bebida dos Deuses, recomendamos o documentário de Guillaume Bodin "La Clef des Terroirs", "Wine the Green Revolution" título em inglês (França, 2011). Este documentário explora biodinâmica, um método alternativo de agricultura biológica em um sistema de produção agrícola em total harmonia com a natureza desenvolvido pelo filósofo Rudolf Steiner. No início do século 20 o filósofo e pensador austríaco Rudolf Steiner questiona o futuro da agricultura, para ele, o sistema tradicional está fadado ao fracasso e só pode levar à degeneração das sementes e um declínio na qualidade dos produtos. Em resposta a uma pergunta sobre doenças de plantas, Rudolf Steiner explicou que, na realidade, não era a primeira planta, mas o ambiente e, mais particularmente, o solo, o que poderia tornar-se doente. A origem de supostas doenças das plantas encontravam-se no estado do solo e do meio ambiente. O mundo do vinho tem entendido rapidamente o jogo dessa agricultura, a perda da noção de ser mais importante na produção de vinho do que em outras produções agrícolas do solo. A agricultura biodinâmica tem sido amplamente desenvolvida, graças ao rigor e precisão desses personagens carismáticos que repassam seus conhecimentos com grande paixão. (categoria: pipoca)


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...