terça-feira, 21 de outubro de 2014

Prêmio Jabuti para publicação "Expedição Brasil Gastronômico".



O livro "Expedição Brasil Gastronômico" lançando pela Editora Melhoramentos em 2013 é fruto de expedição, realizada no mesmo ano, que percorreu mais de 18 mil quilometros pelo Brasil. Saindo de Minas Gerais, passando por vários pontos de norte a sul do país a equipe formada por mais de 15 pessoas, entre elas a jornalista Guta Chaves, a historiadora Dolores Freixa e o empresário Rodrigo Ferraz, autores do livro, resultou também no curta com  mesmo título dirigido por  Rusty Marcellini (2013).

A publicação acaba de vencer a 56º edição do Prêmio Jabuti na categoria gastronomia e também ficou em segundo lugar como melhor livro de gastronomia do mundo, na categoria Culinary Travel do Gourmand World Cookbook Awards.

O livro é fruto de um projeto prioneiro, uma obra que que traz um rico trabalho de pesquisa da equipe criada em 2012 durante o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, Minas Gerais. A equipe saiu a campo para identificar biomas brasileiros, cadeias produtivas, ingredientes, receitas, histórias e os saberes de pessoas simples, empresários e profissionais da gastronomia em vários lugares do Brasil. (saiba mais)

Leitura obrigatória para quem quer saber mais sobre a cultura gastronômica do país, entender a cadeia produtiva e o valor simbólico que cada prato ou alimento traz consigo, entender as diferenças e conhecer as riquezas que só um país de dimensões continentais como o nosso é capaz de proporcionar.

Boa leitura!


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...