domingo, 12 de outubro de 2014

Pipoca e reflexão.

O cinema sempre foi sinônimo de diversão, mas também é responsável por uma fatia de reflexão. 

Com o advento da internet não foram só as receitas que chegaram mais rápido até nós, hoje em dia é possível conhecer e pesquisar online quase tudo. A quantidade de bons filmes produzidos nos quatro cantos do planeta: ficção e/ou documentário está aí para atender a todos os gostos. 

Como comentei em outro post “Cinema que aguça os sentidos” trarei aqui para o blog todas as indicações de filmes, no melhor estilo Food Film, divulgadas na nossa fanpage. Muitos dos filmes e documentários que publicamos não chegam ao país por falta de interesse das distribuidoras, com sorte é possível vê-los em algum festival de cinema ou via internet, neste caso, geralmente no idioma original e sem legenda em português. Mas se você é um daqueles interessados em conhecer um pouco mais do universo do cinema e da gastronomia não terá problema para ver aquele título que te apeteça. 

Nos últimos anos houve um crescimento na produção de documentários que discutem questões como: alimentação fast food, cadeias produtivas, segurança e soberania alimentar, produção orgânica, agricultura familiar, obesidade, etc.. Se você acha que nada disso tem a ver com o que você e sua família consome, deveria tirar um tempinho e assistir a alguns documentários ou ler alguns artigos sobre esses temas, ao final você terá informações que poderão ajudá-lo na crescente busca do homem moderno: a busca pela qualidade de vida. Afinal somos o que comemos!

Mas não fique decepcionado(a), nem tudo é abacaxi por aqui. Para aquela “sessão pipoca”, preferencialmente aquela pipoca que nossas mães e avós costumam estourar numa panela no fogo tradicional, existem muitos títulos divertidíssimos. Há ainda  filmes para quem quer conhecer um pouco mais do universo da gastronomia com receitas e histórias dos grandes Chefs. O menu aqui é farto e variado.

Hoje recomendamos um drama, uma comédia e dois documentários. Bon Appétit!


29/07/14 - O filme "Um sonho de amor" original "Io sono l'amore" de Luca Guadagnino (Itália, 2009) é um daqueles filmes arrebatadores, ora silencioso, ora agitadíssimo, onde é possível observar os vários códigos e conflitos de uma família tradicional e aristocrata da Itália contemporânea (algo que não deve ser diferente em outras partes do mundo). A protagonista é como uma borboleta que se desprende do casulo para um vôo solo, pagando um preço alto por escolher viver sua grande paixão junto de um jovem sonhador e muito talentoso na cozinha. O filme conta com a atriz inglesa Tilda Swinton que também é uma das produtoras.


09/10/14 - "Food Chains" de Sanjay Rawal (EUA, 2014) é mais que um documentário, é um alerta para mundo. Você sabe de onde vem seu alimento, e em que condições o trabalhador responsável pela chegada do alimento a sua mesa é tratado? Você sabe o que é comida justa? A narrativa do filme se concentra em um grupo intrépido e altamente elogiado de catadores de tomate do sul da Flórida - a Coalizão de Trabalhadores de Immokalee ou CIW - que estão revolucionando o trabalho agrícola. Sua história é de esperança e promessa para o triunfo da moral sobre a ganância corporativa - para garantir uma vida digna para os trabalhadores agrícolas e, uma cadeia alimentar transparente é mais humana. "Cadeias alimentares" (numa tradução literal) estreou no Festival de Berlim 2014 e foi exibido posteriormente no Tribeca Film Festival e no Guadalajara Film Festival. "Food Chains" será lançado nos EUA em 21 de novembro deste ano. Bem, agora é esperar que venha para o circuito brasileiro também.


10/10/14 “Today’s Special” de David Kaplan (2009) é uma comédia divertida para dias entediantes. Baseado num peça chamada “Sakina’s Restaurant” que fez muito sucesso em NY, o filme traz a história de Samir, um bem sucedido sous-chef de um restaurante badalado de Nova Iorque. Preterido para a função de Chef, porque o Chef atual acredita que lhe falte inspiração, e... olha que ele é tecnicamente muito bom, mas lhe falta alguma coisa. Irritado, ele pede demissão e resolve mudar radicalmente sua vida, momento em que seu pai, dono de um restaurante indiano, sofre um ataque cardíaco, isso faz com que Samir adie seus planos de viagem e aprendizado na França para assumir temporariamente o negócio da família. Esses acontecimentos mudam a percepção que Samir tem de sua própria vida e o faz compreender a importância da sua herança cultural e familiar, antes deixada de lado por ele. Como disse é um filme sem muitas pretensões, leve e divertido.


12/10/14O documentário brasileiro "Muito além do peso" de Estela Renner (2012) é uma alerta para pais, professores e toda sociedade sobre um problema que afeta crianças no Brasil e no mundo: a obesidade. O filme mostra como o consumismo estimulado pela propaganda está diretamente ligado ao problema. Num tempo onde o fast food, a tv, os computadores e games ocupam boa parte da infância e adolescência mundial, como reverter esse quadro e garantir saúde e qualidade de vida para o futuro de nossas crianças? Um reflexão pesada e indigesta, que merece ser digerida por todos! (O documentário pode ser visto na íntegra em http://www.muitoalemdopeso.com.br/).

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...