domingo, 5 de outubro de 2014

Mousse de Café, igual da sogra.

(Mousse de Café - Foto: Rogério Oliveira)


Segundo alguns sites pesquisados o café é nativo da Etiópia, África, e é conhecido no Oriente Médio há mil anos, em especial na região Kaffa, daí a origem do nome. Já os primeiros grãos teriam sido descobertos no Yemen e os árabes, os primeiros a cultivar o grão, dão nome à principal espécie de café o Coffea Arabica. Anos mais tarde seria desenvolvida na África outra espécie menos consumida no Brasil o Robusta Africana, chamado de “Conillon”.

No Brasil os grãos chegaram pelas mãos do sargento-mor Francisco de Melo Palheta, direto da Guiana Francesa para o Estado do Pará em 1727 dando inicio ao cultivo do café no país, porém, será apenas no século 19 que a produção se torna grande o suficiente para torná-lo o principal produto da nossa economia e a bebida muito popular por aqui.

A cafeína estimula a atividade cerebral, ajuda na produção de endorfina, melhorando a atenção e a concentração. O café ainda melhora a taxa de oxigenação do sangue e suas propriedades antioxidantes combatem os radicais livres presentes no organismo.

Dia desses almoçamos na casa da minha sogra e ela nos serviu um mousse de café delicioso, ontem fiz a sobremesa para o nosso jantar e ficou tão boa quanto. Receita que compartilho aqui.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
200 ml de café coado forte
1 colher de sopa de café solúvel (ou menos se quiser um mousse mais claro)
10 g de gelatina em pó sem cor e sabor (eu usei 4 folhas de gelatina cerca de 8g que eu tinha em casa)  

Modo de preparar:

Dissolva a gelatina conforme descrito na embalagem e reserve. Junte o leite condensado, o creme de leite, o café coado e o café solúvel e bata tudo no liquidificado ou com uma varinha do mix, adicione a gelatina dissolvida misture bem e ponha para gelar em recipientes individuais ou outro de sua preferência.

Dica: Se você tiver uma dessas caldas para sorvete, preferencialmente, sabor café, decore o fundo e as laterais do recipiente escolhido antes de colocar o mousse para gelar. Na hora de servir salpique ovolmaltine em cima ou decore com grãos de café torrado como na foto.


Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: de 6 a 8 pessoas (depende da porção)

Dificuldade: Fácil

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...