domingo, 19 de outubro de 2014

Morango, fruta da estação.

Morango, este fruto delicioso e convidativo é muito utilizado na culinária geralmente no preparo de sobremesas, mas fica uma delícia em saladas ou sozinho com uma gotinha de redução de aceto balsâmico. 


(Duas primeiras fotos: Rogério Oliveira, demais fotos:  Google Imagens) 

Os morangos são frutos muito perecíveis, portanto as perdas pós-colheita podem alcançar níveis importantes, caso não sejam utilizadas técnicas corretas de colheita e pós-colheita. Estas perdas podem ser de caráter quantitativo e/ou qualitativo, o que implicará em prejuízos para o produtor, o comerciante e o consumidor.

Os morangos, enquanto cultivados em condições de campo, estão respirando e continuam a fazê-lo durante a fase de pós-colheita. De acordo com o modelo de respiração, as frutas podem ser divididas em: climatéricas e não climatéricas, o morango está no grupo das frutas não climatéricas nas quais ocorre uma diminuição gradual da respiração e não há produção de etileno endógeno. 

Após colhidos, os frutos não podem ser abastecidos de nutrientes e água como quando estavam na planta, esse fato os tornam deterioráveis após a colheita. O sabor do morango é um dos mais importantes aspectos de qualidade exigidos pelo consumidor, sendo condicionado em parte pelo balanço açúcar/acidez do fruto.

A pré-classificação dos frutos durante a colheita é muito importante, devendo ser eliminada toda fruta deformada, danificada por fungos ou insetos ou muito madura.[Os processos de conservação dos frutos passam por: resfriamento rápido, armazenamento refrigerado, atmosfera modificada e tratamentos com co2, transporte em condições especiais].

A colheita começa aproximadamente aos 60/80 dias após o plantio das mudas, dependendo das condições climáticas, do tipo de solo, dos tratos culturais, do método de produção de mudas e da cultivar, podendo-se prolongar por 4 a 6 meses, em função do fotoperíodo e disponibilidade de água. A época de colheita varia de agosto a dezembro em regiões mais frias, como o Sul do Brasil. (Saiba mais no site da Embrapa)



(Torta de morango com creme de confeiteiro - Foto: Rogério Oliveira)

Confira aqui no nosso blog a receita de torta de morango com creme de confeiteiro, irresistível!



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...