sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Homem na cozinha.

(Risoto de nozes crocante - Foto: Meg Mamede)

Homem na cozinha já não é novidade, aliás, o universo da gastronomia está recheado de homens, exemplo disso é o tal G11 que se apresenta na Semana Mesa SP, estrelas mundiais que fazem parte do Conselho Consultivo da Fundação Centro Basco de Culinária (Basque Culinary Center) do qual o Chef brasileiro Alex Atala faz parte.

Porém no nosso dia a dia a coisa é bem diferente, ao menos aqui em casa, afinal o marido trabalhou o dia todo e não tem muito interesse pela cozinha, mas quando resolve dar-se ao luxo de preparar algo, o faz muito bem, exemplo disso é o risoto de nozes crocante que o Rogério fez dia desses.

A receita é do livro “Cozinha Vegetariana” (Parragon, 2010, p.126) uma publicação portuguesa. Ficou uma delícia!

Ingredientes:

1 colher de sopa de azeite
70 g de manteiga
1 cebola pequena, finamente cortada
280 g de arroz arborio
1,25 l de caldo de legumes fervido
Sal e pimenta
115 g de nozes partidas pela metade
85 g de queijo parmesão ou grana padano ralado na hora
55 g de queijo mascarpone
55 g de queijo gongonzola
Aspargo verde e tomate cereja para decorar (opcional, não faz parte da receita original)

Modo de preparar:

Aqueça o azeite com duas colheres de sopa de manteiga numa caçarola funda (usamos uma wok) em fogo médio até a manteiga derreter. Junte a cebola e refogue, mexendo de vez em quando, de 5 a 7 minutos, ou até ficar branda e começar a dourar. Não deixe tostar.

Baixe o fogo, junte o arroz e misture para envolver na gordura. Frite, mexendo sempre de 2 a 3 minutos, ou até os grãos de arroz ficarem translúcidos.

Junte o caldo de legumes quente, uma concha de cada vez. Mexa sempre e adicione mais líquido assim que o arroz absorver o anterior. Aumente o fogo para médio para eu o líquido borbulhe. Cozinhe por 20 minutos, ou até o líquido ser absorvido e o arroz ficar cremoso. Tempere com sal e pimenta.

Derreta 2 colheres de sopa da manteiga restante numa frigideira em fogo médio. Junte as nozes e agite de 2 a 3 minutos, ou até começarem a tostar. Reserve.

Retire o risoto do fogo e junte ao restante da manteiga (usada para as nozes), misture bem e a seguir junte, mexendo, os queijos parmesão, mascarpone e gorgonzola até fundirem, juntamente com parte das nozes. Coloque o risoto à colheradas em pratos aquecidos antes e ir è mesa, decore com o restante das nozes e sirva.

Dica: A apresentação do prato é algo pessoal e você pode usar sua criatividade para decorá-lo.


Tempo de preparo: 50 minutos

Rendimento: 6 pessoas

Dificuldade: Fácil

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...