quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Food Films: Um giro pelas cozinhas do mundo.

Dando continuidade a imensa lista de filmes que temos na nossa aba “Filmes que são uma delícia”, próximo dos 300 títulos, e conforme notas que publico diariamente em nossa fanpage, hoje postarei a indicação de mais quatro filmes da categoria “pipoca”, nossa viagem começa no Japão, passa pela Espanha e termina na India. 

Espero que gostem do menu!


13/10/14 - O documentário "Eatrip" de Yuri Nomura (Japão, 2009) explora as relações interpessoais que o alimento nutre. Comer é uma experiência universal e este documentário leva o público a uma viagem por todo o Japão olhando para: como a vida pode ser conduzida de forma otimizada através do ritual diário da comida. Para o diretor: Comer - é uma ligação não-verbal comum entre as pessoas. A relação momentânea entre a humanidade e comida. Segundo Nomura, eles capturaram isso no filme. Comida é "comum a todos os povos". Às vezes tem um poder mais convincente do que as palavras. Podemos entender muito sobre o outro tendo apenas uma refeição juntos. "Eatrip" não é sobre a distância física percorrida, mas sobre as relações em torno da comida. É a partilha de tempo, experiência, memórias e convivência. (Pipoca)

13/10/14 - Ahora vamos de España... O Filme "Menu Degustación" original "Menu Degustació" pois trata-se de uma produção catalã do diretor Roger Gual (2013) é uma comédia romântica rodada na Espanha e na Irlanda que contou com a assessoria de dois ícones da culinária mundial: Ferrán Adrià (El Bulli) e Joan Roca (Celler de Can Roca). O filme tomou emprestado a fisolofia e a história de um dos mais premiados restaurantes do mundo o "El Bulli" que serviu de inspiração para produção e pano de fundo para várias pequenas histórias. Já os pratos apresentados no longamentragem se apoiam na alta gastronomia de Joan Roca. O filme com título "Tasting Menu" teve estréia nos EUA em abril deste ano, sem previsão para estrear no Brasil. (Pipoca)

14/10/14 - A Cozinha de Stella, original "Cooking with Stella" (Canadá, 2009) do indiano Dilip Mehta, conta a história de uma Senhora que é contratada para cozinhar para os novos patrões canadenses: ela diplomata e o marido cozinheiro, que se mudam para Nova Délhi por conta do trabalho da mulher. Stella terá que ensinar os segredos da culinária indiana para Michael, o problema é que Stella tem um jeito todo seu para fazer as coisas, eu diria beirar o trambique. Sua tranquilidade será ameaçada pela babá que pode contar aos patrões sobre suas trapaças. Não sei se esse filme chegou aos cinemas brasileiros, mas ele esteve na programação de uma das Mostras Internacionais de Cinema de São Paulo há alguns anos atrás. Filme despretensioso e divertido. (Pipoca)


15/10/14 - O filme "Cheeni Kum: a suggar free romance" de R. Balki (India, 2007) é uma comédia romântica que conta a história de um homem indiano mais velho e solteirão, cuja maior paixão é a cozinha e o seu badalado restaurante em Londres e uma jovem indiana, com personalidade muito diferente da do Chef, com um pai linha dura e mais jovem que o pretendente da filha. Não chega a ser um filme boliwoodiano no sentido estrito porque não é repleto de canções e gente alegre dançando por toda a parte, mas a cultura indiana está fortemente representada na culinária do Chef Kum, nos códigos e costumes da família da noiva. Diversão garantida. (Pipoca)

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...