terça-feira, 14 de outubro de 2014

Food Films: pipoca e abacaxi.

(Google Imagem)


Nos últimos meses vi um número grande de filmes classificados como Food Films ficcionais e documentais. O meu interesse pela gastronomia e outros temas ligados à alimentação me fizeram iniciar uma pesquisa independente através dos livros e do cinema.

Tenho visto muitos documentários bons sobre a alimentação no mundo. Tem muita gente preocupada, produzindo e pondo a mão na massa para alertar a sociedade sobre os problemas alimentares do século 21, e na tentativa de melhorar o cenário que se desenha em relação às cadeias produtivas, ao aumento do consumo fast food e obesidade, à redução ou erradicação da fome em alguns lugares do planeta, etc..

O Food Film é um segmento da produção audiovisual que cresceu bastante nos últimos anos no mundo todo, assim como o interesse pela gastronomia, prova disso é a quantidade de festivais de cinema especialmente voltados para o tema: Culinary Zinema:Cine y Gastronomía (San Sebastian, Espanha), Tóquio Gohan Film Festival (Tóquio, Japão), Slow Filme: Festival Internacional de Cinema e Alimentação (Pirenólis, Brasil); Food Film Festival - Cinema & Cibo (Bergamo, Itália), Food for Real Film Festival (Liverpool, Inglaterra), Kuchnia + Food Film Fest (Varsóvia, Polônia), Food Film Festival – Amsterdan (Amsterdan, Holanda), Culinary Cinema - Berlinale (Berlin, Alemanha), NYC Food Film Festival (várias cidades dos EUA) e outros não citados aqui.

Através dessa pesquisa encontrei vários títulos (ficção e documentário) e já os inclui na nossa lista aqui no blog, muitos deles não serão distribuídos no Brasil por questões comerciais, mas com sorte e um pouco de persistência é possível encontrá-los na internet no idioma original e em alguns casos com legendas em inglês.

Tudo que tenho visto e lido tenho compartilhado na nossa fanpage e aqui no blog. Pensei em criar indicativos bem humorados como filme "pipoca" para os filmes dedicados à diversão e entretenimento, e o filme "abacaxi" para os filmes ácidos e provocativos, aqueles que nos levam a uma boa reflexão. 

Para que todo esse trabalho valha a pena é necessário que as pessoas visitem, leiam e divulguem nosso blog e fanpageConvite feito!

Visite “Filmes que são uma delícia” e acompanhe as postagens com comentários sobre Food Films aqui e no facebook. Fique a vontade para sugerir títulos que ainda não fazem parte da nossa lista, bem como enviar suas sugestões e críticas.


A Cozinha da Meg Mamede agradece!

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...