segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Da cozinha para o cinema.

Começamos a semana com mais alguns títulos de cinema cujas histórias estão às voltas com a cozinha. Na minha pesquisa tenho tentado trazer um pouco de tudo e contemplar as muitas possibilidades de produção no segmento. Tenho observado um crescente interesse na realização de documentários, e no campo da ficção muita coisa tem sido produzida pelos países asiáticos. 

Daqui uns dias farei um post especialmente com as produções nacionais, não são muitas, mas algumas delas muito significativas e famosas no exterior, como é o caso do filme "Estomago" de Marcos Jorge (2007).

Hoje começamos pelo universo da produção vinícola da Borgonha na França, passamos pela terra do sol nascente com uma produção que mostra a cozinha chinesa no Japão, seguido de um documentário grego e terminamos com um filme que se passa numa pequena cidade alemã.

Boa viagem e bom apetite!




17/10/14 "A Year in Burgundy" é um documentário de David Kennard (2013) que acompanha sete famílias de vinificação na região de Borgonha da França ao longo de um ano inteiro, e investiga o processo cultural e criativo de fazer o vinho, bem como os seus profundos laços com a terra. O filme está dividido em quatro estações e tem por pano de fundo: as chuvas de primavera, secas, ondas de calor, granizo e tempestades, luas de colheita e o frio úmido do inverno. Cada garrafa traz a história de um ano muito específico, com o seu padrão de tempo particular, suas crises e seus triunfos. Esse filme faz parte da programação do: Devour: the Food Film Fest que está em sua 3a. edição e acontecerá em novembro na província Wolfville, Nova Scotia, no Canadá. (Pipoca)



19/10/14 - "Shiawase no Kaori" título em inglês "Flavor of Hapiness" de Mitsuhiro Mihara (Japão, 2008). No filme, o cozinheiro chamado Wang Qingkuo (Tatsuya Fuji) dirige um restaurante chamado Little Xangai, em Kanazawa. Um dia, a funcionária de uma loja de departamento local, Takako (Miki Nakatani), mostra-se interessada na possibilidade de abrir uma filial da loja na da Pequena Xangai e Wang a põem para correr, mas ela retorna todos os dias depois de experimentar as delícias da cozinha de Wang. Quando ele sofre um acidente vascular cerebral, que o deixa parcialmente paralisado, ele toma a decisão improvável de deixar que Takako seja sua aprendiz e eventual sucessora. Com a prática, ela se especializa o suficiente para entrar um encontro de chefs, do qual Wang tinha se retirado. Infelizmente, seu prato de ostras é suspeito de causar um caso de intoxicação alimentar e embora tenha ficado claro que ela não teve culpa, ela continua abatida após o incidente. Wang decide então confiar nela e a envolve no preparo de um jantar importante em Xangai. Shiawase no Kaori é um filme tocante que traz história de amizade e respeito de uma jovem japonesa e um Chef de cozinha chinês. (Pipoca)



20/10/14 - O documentário grego “Food for Love” de Mariana Econnomou (2013) analisa a relação entre mães gregas e seus filhos. O documentário acompanha três mães na Grécia, enquanto elas estão preparando pacotes de comida para seus filhos que vão viajar. A Mãe grega é uma espécie rara, mas não extinta e a alimentação na mão dessas mães é um poderoso instrumento prático e simbólico que diminui qualquer distância geográfica e emocional, garantindo que os laços familiares sejam mantidos fortes sempre. Foi isso que levou a diretora a fazer este documentário. Intrigada com o fato de ver os amigos enviando secretamente pacotes para os filhos que estavam longe de casa, ela resolveu ir mais fundo e mostrar como funciona essa tradicional relação de super proteção da mãe com o filho, independente da idade que ele tenha ou dos problemas que isso possa causar, especialmente no momento em que a Grécia tenta se alinhar à realidade do mundo ocidental. (Abacaxi)



20/10/14 - Eden, titulo original "Nederlandse", filme de Michael Hofmann (Alemanha, Suiça, 2006) traz a história de uma mulher casada que sucumbe ao erotismo e sabores dos pratos de um Chef excêntrico, uma cozinha mais erótica. O diretor aposta em um olhar não convencional sobre a relação de pessoas de uma pequena cidade alemã, mostrando com ternura e algum humor como um romance que poderia ser bonito não passa de um sonho aparentemente inatingível. (Pipoca)

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...