segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Creme de cenoura com gengibre.

(Creme de cenoura com gengibre - Foto: Meg Mamede)

Quando eu era criança a única utilização que eu conhecia do gengibre era para fazer o quentão, uma bebida à base de cachaça muito comum nas festas juninas do interior de São Paulo.


Mas já faz alguns anos aprendi a utilizar melhor essa raiz cujas propriedades culinárias e medicinais é explorada há séculos pelo homem, especialmente na Ásia, de onde a planta é nativa. Essa raiz tuberosa apresenta vários benefícios, entre eles: ação bacteriana, ajuda no funcionamento do aparelho digestivo e é desintoxicante, além disso, melhora o desempenho do sistema respiratório e ajuda na circulação. Por sua característica termogênica o gengibre é capaz de acelerar o metabolismo favorecendo a queima de gordura corporal. (saiba mais em: Minha Vida).  


Quanto à cenoura, essa, todos nós conhecemos de longa data e sabemos dos seus benefícios para nossa saúde e cuidados com a pele, talvez não a consumamos o suficiente para nos beneficiar de suas propriedades, aliás, isso é algo que acontece com quase todos os alimentos, afinal, para ter uma dieta balanceada e satisfatória sem abrir mão do sabor é necessário muita disciplina na cozinha, conhecer os alimentos e suas possíveis combinações e, sobretudo não ter preguiça de prepará-los. A dica é ficar de olho nos alimentos da estação, assim além de garantir produtos com melhor qualidade é possível encontrá-los com menores preços. Depois, é só usar criatividade na cozinha e variar o cardápio.


Uma receita que faz bastante sucesso é o creme de cenoura com gengibre, que pode ser servido como entrada, como mais uma opção de pequenas porções (finger foods) em uma reunião de amigos em casa ou como um prato único para noites onde não queremos comer demais, devendo sempre ser servido com acompanhamentos (torradinhas, cebolinha picada, queijo parmesão ralado, alho frito, etc..). Então, vamos à receita...

Ingredientes:

3 cenouras grandes cortadas em rodelas
4 batatas médias cortadas em quatro
2 colheres de azeite
1 talo de salsão em pedaços
1 cebola pequena cortada em quatro
2 dentes de alho picado
1 pedaço de gengibre sem casca cortado em tiras (a quantidade ou tamanho do pedaço de gengibre deverá ser definido por quem está fazendo a receita, se quer mais acentuado ou menos acentuado o gosto da raiz no prato).
1,25 litro de caldo de carne ou água 
Sal a gosto
Pimenta moída na hora a gosto (opicional)

Modo de preparar:

Na panela de pressão coloque o azeite para esquentar, refogue a cebola seguida do alho, feito isso adicione os demais ingredientes e uma pitada de pimenta e de sal, despeje o caldo de carne ou água, mexa e feche a panela, quando ouvir o barulho do inicio da pressão abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de: 25 minutos. Depois desligue a panela, deixe sair todo o vapor da pressão, destampe e com a varinha do mixer (ou no liquidificador) bata tudo para formar um creme, prove e corrija o sal se necessário. Em seguida escolha o recipiente e os acompanhamentos de sua preferência para servir.

Dica: Caso não tenha caldo de carne feito em casa, depois que refogar a cebola e o alho coloque pedaços grandes de acém ou músculo (ou a carne de sua preferência) para refogar e soltar um pouco do seu suco, em seguida deixe cozinhar junto com os demais ingredientes. Uma vez cozido retire os pedaços de carne para em seguida triturar os ingredientes com a varinha do mixer ou no liquidificador, transformando-os num creme.


Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 6 pessoas

Dificuldade: Fácil

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...