quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Lentilha à moda basca.

(Lentilha à moda basca - Foto: Rogério Oliveira)

Não tem situação melhor para ganhar experiência de vida, rever conceitos e romper rótulos que a oportunidade de morar longe de casa, longe da sua cidade natal e longe da sua cultura. No meu caso foi bem longe de casa mesmo.  Em 2008 atravessei o oceano para uma temporada no norte da Espanha, na pequena e charmosa Orduña, cidade que faz parte da Comunidade Autônoma do País Basco. Uma temporada que no inicio seria de três meses e que se estendeu por quase dois anos (se descontar os meses que passei em Lisboa). Bem, mas porque estou contando isso aqui, simplesmente porque sem minha estada na Casa Llaguno, lar dos Muguruza, eu não teria conhecido tão de perto a saborosa culinária basca, tão pouco teria aprendido a fazer alguns pratos, entres os quais esta saborosa lentilha. Toda a vez que a faço é como se estive lá junto das pessoas queridas que me receberam de braços abertos. A receita é muito simples, bem parecida com a que se faz aqui no Brasil, mas o segredo é não fazê-la em panela de pressão, tão pouco deixá-la de molho, mas o toque especial fica por conta dos pedaços de “chorizo” (um tipo de embutido a base de carne e gordura de porco, temperado com páprica extraída do pimentão ou pimiento de piquillo típico da Navarra Alavesa, território basco, e sal. O chorizo pode ser doce ou picante dependendo do tipo de páprica usada) adicionados à receita, que lá nos lares bascos são cortados grandes para serem retirados do prato e comidos com fatias de pão.

(Casa Llaguno: lar dos Muguruza, em Orduña, País Basco - Espanha

"Lar é onde habita o coração" - Plínio, O moço)


Na primeira foto a lentilha que servi aqui em casa no Reveillon deste ano, que apesar de ter sido servida em recipientes menores (ideal para finger foods) foi o prato mais repetido e não sobrou nada. Por sorte encontrei “chorizo” espanhol para compor minha lentilha e pude compartilhar este delicioso sabor com meus convidados. A segunda foto, tirada pela amiga Ilze que vive na Letônia, sou eu logo que cheguei para uma temporada em Orduña, tendo ao fundo o Chalet ou Casa Llaguno, como é conhecido o lar da família Muguruza e seus cães Tolouse e Yako. 

Agora à receita.

Ingredientes:

250 g de lentilha
750 ml de água
1 chorizo (doce ou picante)
2 batatas cortadas bem miúdas
1 cenoura cortada em cubinhos bem pequenos
½ pimentão verde cortado em cubinhos bem pequenos
1 dente de alho picado
½ cebola picada
2 colheres (sopa) de Azeite
Sal e pimenta moídos na hora (a gosto)

Modo de preparar:

Em uma panela coloque o azeite para aquecer, em seguida doure a cebola e o alho, depois acrescente a lentilha já lavada, a batata, a cenoura, o pimentão e o chorizo, este cortado conforme sua preferência (pedaço maior para ser comido com pão ou pedacinhos menores como os da foto) e mexa, coloque um pouco de sal e pimenta e adicione a água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando. O cozimento sem pressão leva geralmente de 40 minutos a 1 hora, depende da potência da chama em fogo médio, o ideal é verificar de tempos em tempos se a lentilha não está ficando sem líquido, acrescentado um pouco de água se necessário até que ela fique bem mole e com um caldo mais encorpado, mas não se descuide pois ela pode secar e grudar no fundo da panela num piscar de olhos. Não esqueça de prová-la para corrigir o sal, se necessário (embre-se que o embutido é salgado e por isso não coloque muito sal no inicio do cozimento). Depois é só servir.

Dica: Diferente do Brasil onde em alguns lugares se come a lentilha com arroz, substituindo o feijão, na Espanha a lentilha era uma entrada, seguida de um segundo prato e uma sobremesa, especialmente nos dias frios.


Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: de 6 a 8 pessoas (depende da porção servida)

Dificuldade: Super fácil

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...