terça-feira, 30 de setembro de 2014

Almôndegas, Porpeta* ou Pelotas de Carne.

(Almôndegas cozidas em molho caseiro de tomate - Foto: Rogério Oliveira)


Desde criança vi minha mãe fazendo almôndegas, geralmente fritas, e adorava o sabor. Mais tarde quando fui viver na Espanha e nos revezávamos na cozinha eu aprendi a fazê-las cozidas no molho (albóndigas en salsa ). Segundo consta, a origem etimológica da palavra é árabe e viria da palavra AL-BUNDAQ que significa bolinhas. Contudo pesquisando pela origem da receita encontrei tantas atribuições que prefiro não comentar apenas comer. Aqui no Brasil, dependendo da região as chamamos de almôndegas, porpetas (*uma derivação de polpettone, em italiano) ou pelotas de carne e podemos encontrá-las feitas de carne bovina, a mais comum, de frango ou de proteína de soja, atendendo a paladares e necessidades diversas.  Agora chega de curiosidade e vamos à receita.

Ingredientes:

500g de carne moída (patinho ou coxão duro)
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca (ou pão velho e duro ralado)
1 ovo
1 colher (sopa) de cheiro verde picado (salsa e cebolinha)
Sal a gosto
Pimenta moída na hora a gosto (opcional)
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
Molho de tomate caseiro ou outro de sua preferência
1 pitada de açúcar

Modo de preparo:

Tudo muito simples. Em um recipiente coloque a carne, a farinha de rosca, o ovo, o cheiro verde, um pouco de sal e pimenta do reino, misture tudo com as mãos até formar uma massa homogênea, em seguida com uma colher de sopa vá tirando partes iguais e modelando as almôndegas, reservando-as.

Em uma panela grande coloque o azeite para esquentar, em seguida a cebola para fritar em fogo baixo, quando elas ficarem translúcidas acrescente o alho e frite sem deixar queimar, depois é só acrescentar o molho de tomate caseiro (ou outro de sua preferência), um pouco de sal, uma pitada de açúcar e mexer. Na sequência coloque as almôndegas para serem cozidas no molho em fogo médio, por cerca de: 15 a 20 minutos. O ideal é que o molho cubra todas as almôndegas, caso isso não ocorra, depois de um tempo vire o lado das almôndegas para que cozinhe por inteiro, prove o molho e corrija o sal.

Dica: Sirva com o macarrão (ou a massa) de sua preferência. Na foto eu servi com um fettuccine (massa um pouco mais larga na espessura que o talharim).


(Fettuccine com almôndegas - Foto: Rogério Oliveira)



Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 6 pessoas

Dificuldade: Fácil

***



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...