terça-feira, 5 de agosto de 2014

Prato vegetariano com muito sabor.

(Prato vegetariano da Meg - Foto: Meg Mamede)

Sabe esses dias que você não sabe o que fazer na cozinha e inventa, pois bem, às vezes eu dou uma dessas. Passo os olhos pela geladeira e despensa e invento algo, às vezes fica bom, noutras nem tanto, mas a cozinha é isso: experimento, criatividade e muito, mais muito amor.

Tem vezes que não temos vontade comer carne ou algo que exige mais da nossa digestão, especialmente à noite, daí a solução é optar por grãos, verduras e hortaliças. Aqui em casa costumamos fazer muita salada no verão, mas são saladas compostas de folhas verdes, grãos, laticínios, sobra de frango assado ou mesmo sobra de pizza (fria) que com um bom molho e condimentos fica uma delícia.

Hoje trago um prato que não tem nome, posso dizer que é uma das receitas da Cozinha da Meg. Servi num combinado, prato feito, como chamamos no Brasil: arroz integral com passas claras e milho, cogumelos salteados no azeite e alho regado com um pouco de shoyu e uma pequena salada composta de broto de alfafa, maçã Fuji e uns pedacinhos de gorgonzola.  Tem gente que vai torcer o nariz para combinação, mas posso garantir que ficou uma delícia.

Cozinhar é isso, partir do que se tem e aproveitar tudo sem desperdício, sem medo de errar e com a finalidade de alimentar a quem amamos.

Vamos à receita...

Ingredientes:

2 xícaras de arroz integral
1 colher (sopa) de óleo (para  arroz)
½ lata de milho
30g de uvas passas (clara ou escura)
3 dentes de alho picados (para o arroz e cogumelo)
1 colher de cebola picada (para o arroz)
300g de cogumelos (Porto Belo ou Paris)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de shoyu
200g de broto de alfafa
1 maça pequena fatiada
50g de gorgonzola em pedaços

Modo de preparo:

Prepare o arroz normalmente, lembrando-se que o arroz integral leva mais tempo para ficar pronto, quando ainda estiver com algo de água e pouco antes de finalizá-lo adicione o milho e as uvas passas e mexa para incorporar ao arroz, deixe cozinhar por mais algum tempo e quando aparecer àqueles furinhos no arroz desligue o fogo e deixe o arroz descansar com a panela tampada. Em seguida, limpe os cogumelos e corte-os em lâmina, numa frigideira refogue parte restante do alho no azeite quente, adicione os cogumelos e deixe-os murchar, coloque o shoyu e deixe mais um pouco no fogo baixo, prove e corrija o sal se necessário (lembre-se que o shoyu tende a salgar os pratos). Bem, monte o prato da seguinte forma: utilize um prato raso e grande, use uma xícara ou um potinho plástico redondo onde você colocará o arroz até a borda apertado com uma colher para que fique todo preenchido, depois vire-o no centro do prato, ao redor disponha os cogumelos deixando uma espaço no prato para finalizar com a salada de alfafa, maçã e gorgonzola que você tempera a seu gosto. 

Simples assim! Agora é só servir.

Tempo de preparo: 50 minutos (o arroz integral demora mais pra ficar pronto)

Rendimento: até 4 porções

Dificuldade: Fácil


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...