terça-feira, 12 de agosto de 2014

Gazpacho, uma receita de verão.

(Gazpacho do Ardoka Vinoteka - Foto: Meg Mamede)

Provei por primeira vez um gazpacho em Cáceres, região de Extremadura - Espanha, no verão de 2008, uma receita fria que me refrescou depois de ter andando muito pela cidade amuralhada. Algum tempo depois experimentei um salmorejo cordobés, receita parecida ao gazpacho à base de tomates também, desta vez em Luque, uma cidade pequenina da região chamada de Espanha Romana, entre Cordoba e Granada, onde estive para uma feira de queijos. Meu último gazpacho em terras espanholas, mais precisamente em território basco, foi em Hondarribia, cidade que faz fronteira com a França, onde Espanha e França são separadas pelo rio Bidasoa, região conhecida por sua rica culinária local.

De volta ao Brasil, num jantar aqui em casa servi gazpacho, mas infelizmente não registramos nosso jantar, pois nessa noite, na qual servimos comida espanhola e tivemos no menu gazpacho de entrada, seguido de huevos revueltos con setas, merluza con espárragos e de sobremesa uma torrija con helado de crema y sopa de frutos rojos, meu marido ficou doente no inicio da noite e fiquei sozinha com nossos amigos me revezando entre servir o jantar e cuidar dele, que no dia seguinte foi para o hospital... Mistérios à parte, pois até hoje não sabemos o que ocorreu, naquela noite não fizemos fotos, pois todos estávamos preocupados com o fato do Rogério não estar bem.

Para ilustrar esta receita vou usar as fotos do delicioso gazpacho que provei no Ardoka Vinoteka na San Pedro Kalea em Hondarribia, local que não canso de elogiar seja pelo espaço em si, seja pelas deliciosas opções gastronômicas que o lugar oferece.

Para mim a comida está diretamente ligada às memórias, sejam elas de infância, sejam elas de viagem ou as do dia-a-dia e provar algo desconhecido é um grande aprendizado para a vida, pois enquanto nossa língua e palato saboreiam, nosso cérebro registra para que depois nossas mãos possam executar e refazer aquilo que um dia nos tomou de assalto e surpresa como algo bom e prazeroso.

Agora passemos à receita do gazpacho, uma receita fácil e básica da cozinha de verão.

Ingredientes:

6 tomates maduros
½ pepino pequeno (pepinos grandes tendem a ser mais amargos e ter mais sementes)
½ pimentão verde
1 dente de alho
2 fatias de pão de forma
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de vinagre
Água
Sal a gosto

Modo de preparar:

Tire a borda do pão de forma e corte as em pequenos quadrados e coloque-as no liquidificador. Laves os tomates, retire as pontas, corte-os e junte ao pão no liquidificador, retire a casca do pepino e corte-o reservando 1/4 deste, pique o alho em pedaços e o pimentão junte aos demais ingredientes para bater, acrescente ½ litro de água, o azeite de oliva e o vinagre e o sal, bata com cuidado para que se torne um creme homogêneo sem pedaços, em seguida coe e leve-o à geladeira por no mínimo uma hora para que gele bem.  Para servir escolha um copo bonito, prato ou outro recipiente, salpique o pepino que reservou cortado em quadradinhos e decore com reduzido de modena (opcional) ou ainda como na foto, com uma azeitona espetada num palito.


Tempo de preparo: 1h30 min (incluindo o tempo de geladeira)

Rendimento: 2 pessoas

Dificuldade: Fácil

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...