segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cozinhar: Uma História Natural da Transformação.



Sabe aqueles livros que você começa a ler e se identifica com a linguagem e argumentos do autor?Estávamos passeando, meu marido e eu, em uma livraria neste sábado quando encontrei o livro que um amigo acabara de mencionar no facebook. Peguei o livro e um dos atendentes da loja me disse: “Ah! Esse autor esteve na FLIP ontem e foi o maior sucesso”, pensei comigo: “bem, já tenho dois bons motivos para gostar do livro”, então me sentei e comecei a lê-lo. Enquanto Rogério via outros títulos eu li umas doze páginas do livro, para resumir, ganhei o livro de presente do marido.

Como disse gostei da abordagem e da forma como o jornalista norte-americano Michael Pollan fala sobre o ato de cozinhar e tudo que o envolve. O autor divide-o livro em partes, tratando dos elementos: fogo, água, ar e terra na cozinha e ao final traz algumas receitas citadas nos capítulos. Como ainda não acabei a leitura optei por publicar o texto de orelha que dá uma boa ideia do que o livro traz. 

Sinopse: 

Nos dias de hoje, diante de uma vida atribulada, as pessoas pensam cada vez mais em comida, embora dediquem cada vez menos tempo ao preparo de suas refeições. Preocupam-se com a quantidade de calorias ingeridas e com a qualidade dos ingredientes, mas reservam mais horas para assistir aos programas de culinária na TV do que efetivamente passam dentro da cozinha. E enchem a despensa com produtos industrializados supostamente 'saudáveis'.

Nesse cenário tão contraditório, o escritor Michael Pollan convida o leitor a redescobrir a experiência fascinante de transformar os alimentos. A partir dos quatro elementos da natureza - fogo, água, ar e terra -, ele nos mostra o calor ancestral do churrasco, o caldo perfumado dos assados de panela, a leveza dos pães integrais e a magia da fermentação de um chucrute. Ao relatar suas experiências pessoais com os processos de preparação da comida, Pollan mergulha numa história tão antiga quanto a da própria humanidade e propõe uma redescoberta de sabores e valores esquecidos.

Cozinhar é, ao mesmo tempo, investigação científica e narrativa pessoal, guia pragmático sobre o preparo de alimentos e reflexão filosófica sobre a transformação da natureza. Partindo do trabalho de filósofos e antropólogos, Pollan ressalta que o ato de cozinhar é um dos fatores que definem a espécie humana. Ao aprender a usar o fogo para preparar alimentos, nossos ancestrais abriram caminho para o desenvolvimento da civilização. E ele alerta - precisamos reconquistar o território da cozinha. Com isso, reforçamos vínculos comunitários e familiares e, ao mesmo tempo, damos um passo importante para tornar nosso sistema alimentar mais saudável e sustentável.

Livro: Cozinhar: Uma História Natural da Tranformação 

Autor: Michael Pollan

Editora: Intrínseca

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...