domingo, 24 de agosto de 2014

Bolo pelado Red Velvet, feito pela Rose.

(Bolo Pelado Red Velvet da Rose - Fotos_Rose Maciel)

Tem amigos que são realmente especiais e capazes de demonstrar carinho e afeto em tudo que fazem, esse é o caso da amiga Rose, uma bonita ruiva de olhos claros que vive Sampa. Ela sempre impressiona pela delicadeza e mimo com que recebe os amigos em casa. Criativa, ela tem um talento todo especial quando se trata de manualidades e cozinha, prova disso é que sempre cometíamos o pecado da gula quando íamos a casa dela. Dia desses vi no facebook um bolo lindo. Feito por quem? Pela Rose. Não tive dúvida pedi que ela me enviasse a receita e as fotos para que eu pudesse postar aqui no blog, coisa que gentilmente ela atendeu demonstrando mais uma vez o ser humano generoso que é. Saudades da sua companhia e daquelas tardes leves em que nos alimentávamos de arte e dos seus quitutes.   

Agora vamos à receita do bolo pelado (naked cake) Red Velvet da Rose:

O bolo Red Velvet tem uma massa fofa e delicada e fica lindo com recheio branco. Nos Estados Unidos, quando a comida era racionada durante a Segunda Guerra Mundial, confeiteiros utilizavam beterrabas fervidas para melhorar a cor de seus bolos. Hoje o tom marrom-avermelhado é originado a partir da reação entre o elemento ácido do bolo, o leitelho (leite + vinagre), e as antocianinas presentes no chocolate.

Esta receita é para um bolo de 20 cm de diâmetro com 4 camadas de 2 cm cada.

Ingredientes:

Massa:
·         300 g de farinha de trigo
·         1colher de chá de fermento em pó
·         ½ colher de chá de sal
·         10 g de cacau em pó
·         10ml de corante vermelho líquido para chocolate
·         1 colher de chá de corante vermelho  gel
·         120 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
·         300 g de açúcar
·         2 ovos desmanchados em temperatura ambiente
·         1 colher de sopa de baunilha
·         250 ml de leite em temperatura ambiente
·         1 colher de café de vinagre de maçã (para adicionar ao leite)
·         1 colher de chá de bicarbonato
·         1 colher de chá de vinagre de maçã (para adicionar ao bicarbonato)

Recheio:
·         1 pacotinho de ricota fresca (entre 400 e 500g) - a defumada não serve
·         250g de creme de ricota (1 embalagem)
·         100 g de manteiga em temperatura ambiente
·         150g açúcar de confeiteiro
·         3 colheres não muito cheias de açúcar comum
·         40 a 50 ml de vinho do porto

Decoração:
·     Frutas vermelhas (as que você achar, as que estiverem mais docinhas, as que estiverem com melhor preço): morangos, amoras, cerejas frescas, uvas sem sementes, mirtilos, groselhas, framboesas. As frutas devem ser frescas e sem nenhum machucado, porém totalmente secas e em temperatura ambiente (frutas geladas vão suar e estragar a decoração). Açúcar de confeiteiro (só um pouquinho para peneirar por cima).Flores (opcional).

Modo de preparo:

Prepare primeiro o recheio:
Misture a ricota com o creme de ricota e a manteiga e bata um pouco. Misture os outros ingredientes e processe em um mixer ou processador (por causa da ricota a batedeira não dá conta de fazer um creme lisinho).  Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de utilizar. Para cada camada de bolo utilize pelo menos 1 xícara de recheio. Use uma manga de confeiteiro para espalhar o creme.

Agora comece o bolo:
Pré aqueça o forno a 180 graus. Prepare cada parte da receita:
1. Unte e enfarinhe duas formas de 20 cm.
2. Peneire juntos a farinha, o fermento e o sal.
3. Misture os corantes com o cacau em pó e a baunilha, formando uma pasta (como o meu não virou pasta eu acrescentei um pouquinho do leite da receita).
4. Misture o vinagre com o leite.
5. Desmanche os ovos que deverão estar em temperatura ambiente
6. Separe o bicarbonato e o vinagre de maçã para misturar na hora de juntar à massa

Então comece a massa: coloque a manteiga na tigela da batedeira, ou se utilizar uma batedeira manual, em uma tigela que caiba tudo. Bata um pouco essa manteiga, adicione o açúcar, bata um pouco em velocidade média e acrescente aos poucos os ovos desmanchados, batendo bem entre cada adição. Bata até ficar um creme claro e fofo. Em seguida junte a pasta de corante e cacau, bata mais um pouco para incorporar, diminua a velocidade da batedeira para o mínimo e acrescente 1/3 da mistura de farinha, metade do leite, 1/3 da mistura de farinha, o restante do leite e o restante da farinha, respeitando a ordem. Retire a tigela da batedeira, misture o vinagre ao bicarbonato e coloque imediatamente na massa. Misture delicadamente para incorporar, trazendo o fundo da massa para a superfície. Distribua nas formas e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos – teste com um palito. Aguarde esfriar completamente. Desenforme, embrulhe num filme plástico e leve à geladeira até o dia seguinte para então cortar para rechear. Meça o meio do bolo e coloque palitos de dente; corte com uma faca longa. O bolo deve estar gelado. Coloque no prato que vai servir e então coloque o recheio no saco de confeitar e vá fazendo círculos. Espere o bolo parar de suar completamente, polvilhe um pouquinho de açúcar de confeiteiro com uma peneirinha e enfeite com as frutas frescas, porém totalmente secas e em temperatura ambiente (frutas geladas vão suar e estragar a decoração) e flores. Peneire mais um pouquinho de açúcar de confeiteiro por cima.

A receita original é um pouco diferente, especialmente no recheio, e está em Escola de Bolo.



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...