segunda-feira, 21 de julho de 2014

Yakissoba, como não recordar Mogi das Cruzes.

(Yakissoba de carne e legumes - Foto: Meg Mamede)

Na mais tenra idade meu primeiro contato com outra cultura foi com a cultura japonesa. Minha família era muito próxima de outra família, os Sazaki . Desde pequena ouvia música, ia às festas da colônia japonesa da minha cidade, aprendi a comer com hashi, etc..  Ao longo de toda minha infância e adolescência convivi de perto com muitos descendentes de japoneses, meus amigos de escola e de diversão também. Cantar em japonês, assistir Japão Pop Show aos domingos e ir aos bailes do Bunkyo eram os meus passatempos preferidos naquela época.

A vida tomou rumos diferentes e o sonho de conhecer a Terra do Sol Nascente deu lugar a outras coisas, viagem que não descarto uma vez que temos muitos amigos e um sobrinho vivendo no Japão. Quem sabe um dia, Rogério e eu viajaremos pra lá. Por enquanto do Japão somente a receita de yakissoba que faço em casa, com algumas adaptações, mas não menos saboroso.

Fica uma dica bacana, se você quiser comer um excelente yakissoba ou outro prato da cozinha japonesa num ambiente simples, sentado em bancos colados ao balcão como se estivesse naqueles pequenos restaurantes do Japão, estando em Mogi das Cruzes (SP) ou região, procure o restaurante do casal Ueda na Rua Américo Rodrigues, 119, Centro (colado à linha de trem), lá tem o melhor yakissoba que eu já comi na vida. Quando ainda morava em Mogi frequentava o lugar e gostava muito de ver o Sr. Takeo preparando o prato na minha frente, verdade que saia de lá defumada, mas isso faz parte daquela atmosfera

Interessante que ele cozinha e ela o auxilia, falam entre eles só em japonês. O lugar é pequeníssimo, não há cardápio, na época havia plaquinhas na parede em japonês com o que penso ser o nome dos pratos e, curiosamente, alguns clientes mantém na casa uma garrafa de whisky com o nome escrito no rótulo.

Yakissoba significa macarrão tipo soba refogado ou frito. Existe diferença entre o yakissoba chinês e o japonês, particularmente eu prefiro o japonês que é mais leve e contém menos gordura, talvez pela escolha dos ingredientes e opto por não engrossar o molho, como faz o Sr. Takeo.

Vamos então à receita do yakissoba que eu faço em casa.

Ingredientes:

250g de carne bovina (filé mignon, colchão mole ou alcatra em tiras)
6 folhas de acelga cortadas em cubos
100g de brotos de feijão (moyashi)
1 cenoura média (cortada finamente)
6 vagens (cortadas em diagonal, opcional)
5 flores de couve flor (cortadas, opcional)
5 flores de brócolis (cortadas, opcional)
400g de macarrão tipo chinês ou espaquete (como o que usei nessa receita)
50 ml de shoyu (utilize mais se necessário)
15 ml de sake (opcional)
20 ml de molho inglês (opcional)
Pimenta do reino moída na hora
4 colheres (sopa) óleo
Panela wok (preferencialmente)

Modo de preparar:

Lave os legumes e vegetais e corte-os. Cozinhe o macarrão (escolhido) até ficar ao dente, escorra e reserve.  Use uma panela wook ou uma frigideira grande, aqueça o óleo e frite o macarrão até ficar um pouco firme sem queimar e reserve. Na mesma panela, aproveitando o óleo da fritura do macarrão, aqueça-o um pouco mais para refogar a carne até soltar o sangue, em seguida afaste a carne para as laterais da panela e coloque os legumes, exceto o broto de feijão, deixe-os refogar por alguns minutos (a acelga, o brócolis e a couve-flor devem ficar ao dente), misture tudo e coloque o shoyu, o sake (opcional) e o molho inglês, misture com cuidado e deixe por mais um minuto refogando, depois acrescente o broto de feijão e deixe mais um minuto, na sequência vá acrescentando aos poucos o macarrão para ir misturando com os demais ingredientes.

Dica: Se você quiser um molho mais espesso acrescente um pouco de amido de milho (maizena) diluído em água na mistura do shoyu, saque e molho inglês, antes de acrescentar o macarrão.

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 4 pessoas

Dificuldade: Fácil


***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...