domingo, 27 de julho de 2014

Risoto de carne seca e abobrinha. Arriscando o casamento.

(Risoto de carne seca e abobrinha - Foto: Meg Mamede)
Dia desses fui ao supermercado e vi umas abobrinhas lindas, não resisti e comprei mesmo sabendo que o marido não come(ia) abobrinha. Legume sempre presente na cozinha da minha mãe e que na Espanha usei muitas vezes para fazer pisto (receita que postarei aqui no blog noutro dia) e crema de calabacín (como é chamada por lá), para mim sempre foi um ingrediente saboroso. Verdade que a abobrinha é quase pura água, mas é rica em niacina e é fonte de vitaminas do complexo B. Durante seu preparo o ideal não deixá-la reforgar muito se não ela desaparece na receita. Hoje, domingo, levantamos muito tarde por conta do frio e com isso tudo saiu mais tarde, inclusive o almoço. Resolvi fazer um risoto de carne seca e abobrinha, usei o truque da fome, isto é, o risoto demorou a sair por conta de outras tarefas domésticas, o marido ficou maturando junto com a comida e no final das contas comeu e aprovou o prato servido.

A receita é simples e fica muito saborosa.

Ingredientes:

2 xícaras de arroz arborio (não deve ser lavado)
½ xícara de vinho branco seco
1 cebola picada
2 dentes grandes de alho picado
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
2 abobrinhas  (de sua preferência) cortadas bem miúdas
Orégano (para abobrinha)
½ litro de caldo de legumes ou de carne aquecido (de preferência aquele caldo caseiro que você fez e congelou ou dois tabletes comprados no mercado, derretido na água)
3 colheres de queijo Minas cremoso (ou outro de sua preferência, ou ainda requeijão)
300 g de carne seca cozida e desfiada
Sal a gosto
Queijo parmesão ralado

(Preparo - Fotos: Meg Mamede)


Modo de preparar:

Corte a abobrinha bem miúda, se preferir tire a casca, e misture numa vasilha com um pouco de sal e orégano e reserve. Numa panela refogue com duas colheres de azeite a metade da cebola e do alho picado, em seguida acrescente a abobrinha para refogar deixando-a al dente, retire do fogo e reserve. Na mesma panela refogue um pouco a carne seca e depois coloque-a junto da abobrinha. Em seguia derreta a manteiga e acrescente o restante do azeite, da cebola e do alho, deixe dourar, coloque o arroz e mexa. Depois acrescente o vinho branco, mexendo até evaporar. Feito isso vá colocando aos poucos o caldo de legumes ou carne, sempre mexendo. Caso seja necessário mais líquido, ferva um pouco de água e vá acrescentando. Antes do risoto secar totalmente, acrescente a abobrinha e a carne seca, misture bem e tampe a panela, deixe em fogo baixo, passado 5 minutos acrescente o queijo Minas cremoso, mexa, corrija o sal se necessário e torne a tampar a panela. O cozimento final deve levar cerca de 20 minutos dependendo da potência da chama. Em seguida desligue e deixe o risoto descansar entre 5 minutos para ele absorver os líquidos e ficar cremoso. Sirva em seguida com parmesão ralado.

Tempo: 40 minutos
Rendimento: de 4 a 6 porções
Dificuldade: Fácil

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...