segunda-feira, 14 de julho de 2014

Pão integral caseiro, só faltou um forno de barro.

(Pão integral caseiro - Foto: Meg Mamede)
Fazer pão em casa não é difícil mas tem alguns segredinhos. Um deles é estar num bom dia, porque sovar massa com mau humor ou pressa é sinônimo de pão ruim, outra coisa são os dias frios, neles a massa demora a crescer e pode ficar encruada.

Não tem coisa melhor que cheiro de pão assando, esse aroma invade a casa e dá aquela vontade de preparar um café fresquinho e separar uma boa manteiga ou azeite de oliva, neste caso o melhor acompanhamento é uma taça de vinho tinto.

Hoje resolvi fazer pão integral com castanha do Pará e uvas passas, não esperem um pão uniforme e branquinho, o meu é desigual mesmo e bem moreninho por conta da pincelada de água com açúcar, minha opção de hoje, já usei gema de ovo com água e com leite, mas hoje quis deixar meus pães levemente adocicados.

Vamos a receita então:

Ingredientes:

Boa música e animação na hora de sovar
200g Schrot* de trigo
200g de farinha de glutem
100g farinha integral
100g de aveia em flocos
2 colheres (chá) de fermento de pão
2 colheres (sopa) de germe de trigo
2 colheres (sopa) de farinha de soja
500g de farinho de trigo
1 ½ colher (sopa) de sal
½ xícara de óleo (de sua preferência)
100g de castanha do Pará moída
100g de uvas passas sem semente
30g de semente de linhaça (para polvilhar por cima do pão na hora de assar)
Água e açúcar (para pincelar o pão na hora de assar)
650 ml de água morna
Papel manteiga

*Schrot: farinha grossa sem refinamento, na verdade é o trigo quebrado e totalmente integral.




Modo de preparar:

Num recipiente grande ou se preferir direto numa base (de granito, madeira, etc..) de superfície lisa na qual você irá sovar depois, coloque todos os ingredientes secos e misture bem, reserve um pouco do trigo para a sova, depois vá fazendo um furo no centro e colocando o óleo e misturando aos poucos com as mãos, faça o mesmo com a água sempre mexendo e misturando a massa com as mãos até formar uma grande bola de massa. Bata, abra, feche e continue sovando ao som de boa música. Em seguida deixe a massa descansar entre uma e duas horas, depende do clima do dia, quanto mais frio mais demorado. A dica é colocar a massa dentro do forno ou do microondas fechado em dias de frio.  Passado esse tempo você verá que a massa cresceu de tamanho, leve a de volta para a base e volte à sova-lá. Depois disso corte os pedaços para a quantidade e tamanho de pães que você pretende assar e molde-os como queira. Dissolva o açúcar na água e use um pincel de silicone (de preferência) para pincelar os pães, em seguida coloque-os nas formas forradas com papel manteiga, espalhe a linhaça por cima, e leve-os para assar em fogo pré-aquecido entre 180oC e 200cC (depende da potência do seu forno, se é elétrico ou a gás) por cerca de 45 minutos.

Dica: A casca de cima do pão ficará escura por conta do açúcar, então se tiver dúvida se o pão está assado espete-o com um palito para ver se a massa não está crua por dentro.


Redimento:  4 pães médios

Tempo de preparo:  aproximadamente 4 horas

Dificuldade: Fácil

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...