quarta-feira, 23 de julho de 2014

Oriente-se! Sanduíche de grão-de-bico com molho de iogurte.

(Sanduíche de grão de bico com molho de iogurte - Foto: Rogério Cesar de Oliveira)

A cultura do Oriente Médio nos parece algo distante, contudo, não foi com o advento da globalização iniciada há algumas décadas atrás que se deu a conhecer produtos e hábitos alimentares desses povos milenares no ocidente. Foram as trocas entre o Islã e os cristãos ainda no período medieval, especialmente os povos mediterrâneos ocidentais (os que hoje são Espanha e Itália) que conheceram o açúcar, as frutas cítricas, o arroz, as amêndoas, algumas verduras, hortaliças e leguminosas, alimentos esses bastante utilizados pelos povos metiderrâneos do oriente e uma vez absorvido pela cultura ocidental da Península Ibérica (Espanha e Portugal) foram trazidos para a America Latina pelo colonizador. Muitos dos alimentos trazidos se adaptaram aos diferentes tipos de solo e clima do continente americano e foram integrados aos hábitos alimentares da população.

Não é possível pensar que nossa alimentação seja diferente das demais, na verdade ela é fruto da produção e tradição local somada a novos alimentos e hábitos trazidos por levas populacionais (colonizadores, escravos, imigrantes, viajantes, etc.) que com o tempo foram (e são) incorporados a nossa cozinha. Isso não é privilégio do continente americano, essa troca e aculturação, acontece a todo o tempo e em todo o planeta, em épocas e por motivações diferentes.

Hoje a base da minha receita será uma leguminosa que no Brasil chamamos de grão-de-bico. Ela é utilizada no preparo de puchero, falafel, homus e paparis, etc.. Um alimento que caiu nas graças de vegetarianos, que o utilizam para fazer hambúrguer (a mesma base do falafel).

O grão-de-bico é uma leguminosa bastante difundida em várias partes do mundo, sendo conhecido como: ‘garbanzo’ (América Espanhola), ‘hommes’ e ‘hamaz’ (mundo Árabe), ‘chickpea’ (países de língua inglesa), ‘bengal gram’ (India), ‘nohud’ e ‘lablabi’ (Turquia) e ‘shimbra’ (Etiópia), e é fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras, além de conter diversos compostos bioativos.

Vamos à receita...


Ingredientes:

Para o hambúrguer de grão-de-bico:
400 g de grão-de-bico cozido ou em conserva (sem água)
3 dentes de alho
3 ramos de coentro (opcional)
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de cominho em pó
1 cebola média
1 colher (chá) de fermento químico
½ xícara (chá) de castanha-de-caju torrada
¼ de maço de salsa
Sal e pimenta-do-reino para temperar
Molho de iogurte:
2 ramos de hortelã picados (opcional)
1 colher (chá) de suco de limão
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite
½ pepino japonês em rodelas finas ou cubinhos
½ pote de iogurte natural (80 g)
Sal e pimenta-do-reino para temperar
Montagem do sanduiche:
12 fatias de pão de forma (de sua preferênncia)
6 folhas de alface crespa
2 tomates em rodelas

(Preparo dos sanduíches - Foto: Rogério Cesar de Oliveira)


Modo de Preparar:

Hambúrguer com grão-de-bico: Junte todos os ingredientes em um processador e triture até formar uma massa densa. Se necessário acrescente mais farinha de rosca para que ela fique bem consistente, tempere com sal e pimenta. Leve a massa para geladeira num recipiente com tampa e deixe por no mínimo 40 minutos para firmar a massa.

Molho de iogurte: Em uma tigela, esfregue o dente de alho por toda a parte do recipiente. Junte o resto dos ingredientes e mexa bem, tempere com sal e pimenta e leve à geladeira (não bata em liquidificador ou processador para não ficar líquido).

Modele os hambúrgueres do tamanho da fatia de pão e distribua-os em uma forma untada com óleo (ou utilize uma forma antiaderente) e leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por 40 minutos. Passados 20 minutos vire os hambúrgueres para que os dois lados fiquem dourados. Enquanto isso, toste as fatias de pão em uma frigideira sem gordura ou numa torradeira elétrica. Na montagem do sanduíche coloque em uma fatia de pão uma camada de molho de iogurte, um hambúrguer, tomate e alface e novamente mais uma porção de molho. Feche o sanduíche com outra fatia e sirva a seguir.

Dica: Se você não for consumir todos os hambúrgueres no mesmo dia, leve-os ao congelador para firmar. Depois, embale um a um em um plástico-filme e mantenha congelado por até três meses. Quando resolver comer, é só levar ao forno pré-aquecido (180ºC), em assadeira untada até dourar.


Rendimento: 6 ou 8 porções (depende do tamanho e largura dos hambúrgueres)

Tempo de Preparo: 1 hora (fora os 40min para firma a massa na geladeira)

Dificuldade: Fácil

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...