sexta-feira, 18 de julho de 2014

O doce rocambole da professora de português.

(Rocambole de pão de ló com goiabada - Foto: Meg Mamede)

Você deve ter pensado que a professora levou rocambole para o lanche dos alunos, né? 

Que nada, fomos eu e algumas amigas da 6ª série à casa dela para que eu preparasse um delicioso rocambole de doce de leite, naquela época minha especialidade. Desde os 11 anos eu fazia curso de culinária na paróquia onde me preparava pro Crisma e o rocambole de massa de pão de ló eu fazia com o pé nas costas. Dona Cidinha nossa professora de português não acreditou que eu havia feito um rocambole que ela provou, nós fazíamos bolos e doces para vender na escola quando queríamos pagar uma excursão ou para arrecadar dinheiro para nossa formatura, então me pediu que o fizesse ao vivo e em cores. Feito o desafio fomos até a casa dela para que eu preparasse o tal rocambole de pão de ló.

Anos se passaram desde que fiz meu último rocambole. Hoje recordando algumas passagens me veio o sabor desse bolo enrolado e simples, uma doce e distante lembrança que me fez retornar ao ginásio, época que fui imensamente feliz.

Resolvi então ir pra cozinha e preparar um pra comer com café, fiquei em dúvida entre recheá-lo com doce de leite ou geleia de goiaba, mas meu marido deu a palavra final e optamos pelo de goiaba, em menos de 40 minutos nosso rocambole ficou pronto. Confesso que não lembrava mais da receita, mas enquanto preparava alguns flashes me vieram à cabeça, alguns detalhes da casa da professora.  Ela morava em um apartamento grande e antigo numa das principais ruas da minha cidade natal, fiquei encantada com a quantidade de livros e o fato dela morar num dos nossos points nos anos 80, o calçadão da Rua Dr. Paulo de Frontin no centro da cidade.

O rocambole ficou pronto, ela adorou e agradeceu muito. Eu também sou muito grata a ela que me ensinou a gostar de escrever e a viajar através da leitura.

Agora a receita do rocambole de pão de ló que fiz hoje.

Ingredientes:

6 ovos (em temperatura ambiente)
Essência de baunilha (opcional)
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres de farinha de trigo
Goiabada ou geleia de goiaba (ou outro recheio de sua preferência)
Guaraná (ou outro líquido: leite morno, licor, suco de fruta)
Açúcar de confeiteiro
Papel manteiga

Modo de preparar:

Separe as claras dos ovos e bata-as em neve até ficarem em ponto de bico, depois noutra vasilha bata as gemas com o açúcar para que fique bem cremoso e homogênio, em seguida adicione esse creme às claras e mexa devagar, coloque o trigo já peneirado aos poucos, incorporando-o à massa e evitando assim que ela fique com grumos, quando estiver bem homogêneo adicione umas gotas de essência de baunilha (a única função é reduzir o cheiro do ovo, mas tome cuidado porque se a essência não for transparente e colocada em excesso pode escurecer seu pão de ló). Unte uma forma com um pouco de margarina e forre-a com papel manteiga para despejar a massa ou se preferir polvilhe trigo ao invés do papel manteiga (para essa quantidade o ideal é usar uma forma de 30 x 40 cm ou reduzir a receita se usar uma forma menor). Pré-aqueça o forno entre 170 e 180oC (depende da potência e tamanho do seu forno, e se ele é a gás ou elétrico) e coloque a massa para assar por cerca de 20 minutos (não deixe a massa ficar muito escura, espete um palito e se tiver seca pode retirar antes do tempo ou deixá-la mais se necessário). Enquanto a massa está no forno, pegue a goiabada corte-a em pedaços e leve ao fogo com um pouco de água para derreter e formar uma espécie de geleia ou se preferir compre a geleia ou doce de goiaba pronto. Ainda quente coloque sobre a forma um pano de prato limpo e úmido para virar e desenformar a massa de pão de ló. Retire a forma, e com cuidado o papel manteiga que recobre a massa, em seguida molhe a massa com um pouco de guaraná (ou outro líquido desejado), preencha o rocambole com o recheio de sua preferência. Com apoio do pano de prato enrole o rocambole e pra terminar polvilhe açúcar de confeiteiro (aquele mais fino) por cima. Depois é só preparar um café ou chá e deliciar-se.

Dicas: Retire os ovos da geladeira bem antes de fazer a massa para que estejam em temperatura ambiente na hora do preparo; sempre passe pela peneira ingredientes secos como trigo, açúcar, etc.; use o líquido de sua preferência para umidecer a massa.


Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: entre 8 e 10 pedaços

Dificuldade: Fácil

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...