quinta-feira, 3 de julho de 2014

Miolo de alcatra ao molho de vinho, para quem gosta de carne.

(Miolo de alcatra ao molho de vinho - Foto: Meg Mamede)


Sabe aquele dia em que você quer fazer algo diferente e gostoso para servir alguém especial (que gosta de carne), pois bem, pensei em fazer um jantarzinho pro meu marido, para logo que ele chegasse do trabalho. Eu tinha miolo de alcatra congelado, então preparei-o acompanhado de batata sauté e cogumelos salteados na manteiga. Vale lembrar que a carne vermelha é rica em creatina (essencial para construção muscular), já a batata nem é preciso dizer que é fonte de nutrientes, carboidrato puro e os cogumelos têm três vezes mais ácido fólico que o brócolis e o espinafre. Ficou um prato bonito e saboroso. 

Segue a receita...

Ingredientes:

Miolo de alcatra
4 pedaços de miolo de alcatra (cortados mais altos)
300 ml de vinho tinto seco de sua preferência (para a marinada e o molho, usei Cabernet Sauvignon)
1/2 cebola média picada (para a marinada)
3 dentes de alho (picados em pétalas)
50 ml de caldo de carne  (ou a opção de usar o caldo resultado do deglace/déglaçage da carne grelhada na frigideira, como eu fiz)
1 folha de louro (para a marinada)
Pimenta moída na hora (a gosto)
Azeite de Oliva
Manteiga ou margarina (para o preparo dos cogumelos, batatas e do roux
1 colher (sopa) de trigo (na mesma proporção da manteiga/margarina para preparo do roux, que dará mais corpo ao molho de vinho)
1 colher (sopa) de açúcar
Sal a gosto

Acompanhamento
Manteiga ou margarina
4 batatas cozidas (deixe-as mais duras para cortá-las em rodelas)
150 g de cogumelo fresco (ou champignon em conserva se preferir)
Pimenta moída na hora
Sal e cebolinha a gosto

(Miolo de alcatra ao molho de vinho - Fotos: Meg Mamede)

Modo de preparar:

Miolo de alcatra
Em uma vasilha coloque o vinho, a cebola picada, o alho cortado e a folha de louro, um pouco de pimenta moída e os pedaços de alcatra, deixe marinando por cerca de 1 hora, se preferir um sabor mais acentuado deixe por mais tempo. Salgue os pedaços só depois que retirá-los da marinada, feito isso coe a marinada e reserve.

Grelhe a carne em frigideira bem quente com um fio de azeite, selando um lado e virando para selar o outro, quando chegar ao ponto de deglace/déglaçage retire os pedaços e reserve-os. Na mesma frigideira, em fogo médio, acrescente água para compor um caldo de carne, com uma espátula de silicone vá despregando do fundo a costra deixada pela carne grelhada formando um caldo escuro. Noutra frigideira coloque o açúcar e transforme-o numa calda clara, em seguida acrescente a marinada coada e um pouco mais de vinho se achar necessário, mexa bem até tornar-se uma calda homogênea, baixe o fogo para que a calda reduza. Caso queria um molho mais encorpado faça o roux, numa pequena frigideira (como as de fritar ovos) junte uma colher de sopa de manteiga ou margarina a uma colher de sopa de trigo, misture bem até formar uma farofa com cor amarelada e cheiro de pipoca. Em seguida junte a calda de vinho com o roux e o caldo de carne resultado do deglace, misture bem até encorpar, prove e corrija o sal a seu gosto. Recoloque os bifes na frigideira para aquecer e sirva em seguida, com as batatas e os cogumelos.


Acompanhamento
Em uma frigideira coloque a manteiga ou margarina e doure em fogo médio os cogumelos laminados, com um pouco de sal e pimenta moída (opcional). Depois de 2 minutos, acrescente a batata cozida e cortada em rodelas não muito finas e deixe dourar por alguns minutos, em seguida tempere com o sal a gosto e salpique cebolinha verde picada.


Tempo de preparo: 2h (inclui 1 hora da marinada)

Rendimento: 2 pessoas

Dificuldade: Fácil

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...