quarta-feira, 30 de julho de 2014

Maçarico de cozinha ou culinário. Serve para que?

(Na foto: Maçarico de cozinha, Cupcake com Marshmallow e Creme Brülée by Meg Mamede)

Se você pensou que vai botar fogo na sua cozinha ou afastar curiosos com esse utensílio enganou-se, o maçarico culinário é um utensílio que ajuda bastante na finalização de alguns pratos, doces e salgados. Serve para flambar, dourar, e é utilizado para fazer crostas, aquelas casquinhas deliciosas que em alguns alimentos e sobremesas caem muito bem.

Claro que como qualquer objeto que libera chamas há que se ter alguns cuidados como: posicioná-lo corretamente na hora de fazer a recarga (com o mesmo gás de isqueiros), utilizar recipientes de cerâmica que aguentem o calor da chama caso essa entre em contato com o material, utilizar o maçarico longe de papel, plástico ou qualquer outra coisa inflamável, guardá-lo longe do calor, de altas temperaturas e das crianças, etc. A chama é regulada manualmente e não há maiores perigos, seu uso é simples e há muita informação na internet.

(Fotos diversas: Preparo de creme brülée by Meg Mamede , modelos de maçaricos, refis para recarga de gás e,
Audrey Tautou como Amelie Poulain by google imagens)


Vamos ao que interessa, há muitas opções de uso para esse objeto entre elas:

- Caramelizar frutas ou pedaços delas utilizando açúcar polvilhado (Ex.: bananas ou peras caramelizadas servidas com sorvete);

- Cubos de queijo coalho para servir com geleia de frutas;

- O marshmallow que decora um bolo um cupcake (como o da foto);

- Pururuca de frango ou porco (para transformar a pele da ave ou do suíno numa crosta deliciosa, no caso de um leitão a pururuca, por exemplo, ajuda a finalizá-lo depois de assado, mas para isso o maçarico de cozinha tem que ser adequado, ter uma potência diferente dos de uso doméstico);

E por fim a mais famosa de todas as sobremesas, aquela que a Amelie Poulain, do filme “O fabuloso destino de Amelie Poulain” gostava de ouvir o estalito ao quebrar a casquinha com a colher:

- Crème brülée (como o da foto);

Quanto às receitas, em breve postarei aqui no blog as do creme brülée e a do cupcake de banana com cobertura de marshmallow.

Dica: Há muitos modelos de maçarico de cozinha no mercado, mas para uso doméstico e eventual não vejo necessidade de algo muito moderno e caro, eu gastei cerca de cinquenta e cinco reais para comprar: um maçarico, um refil de gás e quatro ramekins (potinhos de cerâmica) para preparo de creme brülée, por exemplo. 

***

2 comentários:

  1. olá, qual o gás devo utilizar? Já vi refil com gás butano e mistura de butano e propano, mas não sei se pode ser utilizado qualquer um deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleiton eu uso o butano o mesmo para isqueiro. Nunca usei a mistura de butano e propano. ;-)

      Excluir

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...