sexta-feira, 11 de julho de 2014

Espaguete com frutos do mar, pra amigo algum botar defeito.

(Espaguete com frutos do mar - Foto: Rogério Cesar de Oliveira)

Mama mia! Como é bom um prato de macarrão e amigos reunidos. Macarrão lembra os domingos na casa dos meus pais, era o prato do dia juntamente com o frango assado, podia ser espaguete, parafuso, talharim ou rigatoni não importava o formato, o mais importante era o sabor. Com o passar dos anos experimentei outras coisas e sabores mas aquela memória passada não se apaga apenas recebe outras contribuições e às vezes se transforma.  Quem nunca comeu macarrão assistindo o programa do Silvio Santos nas décadas de 70, 80 e 90 que atire o rolo de massa.

Voltando aos amigos e ao espaguete com frutos do mar, posso afirmar que foi um sucesso aquela noite de sábado quando reunimos em casa alguns amigos para jantar. Boa conversa e riso fácil regado a muito vinho, antepastos, espaguete e sobremesa. Comecei cedo indo ao mercado municipal fazer as compras e fiquei muito satisfeita com o resultado, especialmente com a alegria do nosso jantar e por saber que todos aprovaram minha cozinha.

Dizem que o macarrão é um alimento originalmente chinês, mas que foram os italianos que o aprimoraram, elevando-o à categoria que conhecemos hoje.  Mas o que importa é o que você faz, e como você faz sua receita, como sempre digo o que deixa um prato apetitoso é a qualidade dos ingredientes, a criatividade e amor com os quais o preparamos.

Vamos ao nosso espaguete*...

Ingredientes:

500 g de espaguete
3 colheres (sopa) de azeite de oliva (para o molho e o preparo dos frutos do mar)
1 cebola picada
2 dente de alho cortado em pétalas
1 xícara (chá) de caldo de peixe (opcional)
6 tomates bem maduros (pelados e sem semente para o molho)
1 xícara (chá) de polvo cozido*
1 xícara (chá) de camarão limpo
1  xícara (chá) de mexilhão (veja aqui como limpar mariscos) 
1 xícara (chá) de lula (cortadas em anéis) 
Folhas de manjericão (alfavaca ou basílico)
Sal e pimenta moída na hora a gosto
1 colher (café) de açúcar (para o molho)
Parmesão ralado (para servir na mesa)
(para o meu jantar essa receita foi maior devido ao número de pessoas)

Modo de preparar:

Enquanto prepara o molho, tradicionalmente com azeite, alho, tomate , sal e açúcar, coloque a água para cozimento do macarrão para ferver, terminado o molho reserve-o. Já com os frutos do mar limpos e cortados cada um a seu modo, salgue-os um pouco e reserve. Numa panela grande tipo wok coloque uma colher de azeite de oliva, a cebola para refogar, em seguida coloque o polvo, depois o mexilhão, deixe refogar por alguns minutos, acrescente a seguir a lula e o camarão, sempre que for colocar um novo ingrediente abra um espaço no meio da panela, encostando os demais ingredientes nas laterais, deixe refogar o suficiente para que não fiquem com aparência e consistência de borracha, depois misture tudo, coloque o manjericão, mais azeite se quiser, acrescente o caldo de peixe (opcional), o molho de tomate (que você já preparou), um pouco de pimenta moída deixe ferver um pouco e prove para corrigir o sal. Com a água já fervida e com um pouco de sal coloque o espaguete para cozinhar até que fique al dente.  Feito isso, escorra o macarrão e sirva com o molho.

(Fotos: Rogério Cesar de Oliveira)

Dica: Deixe o queijo parmesão ralado na mesa para que cada um se sirva à vontade. Acompanha bem este prato antepastos de entrada e vinho de sua preferência (eu servi Carbenet Sauvignon Blanc).

Tempo de preparo total: 1 hora (inclui limpar os frutos do mar)

Rendimento: até 5 pessoas

Dificuldade: Fácil


*Dia desses comprei uma máquina de fazer macarrão (da italiana Marcato), em breve postarei fotos e dicas para o preparo de massa fresca aqui no blog. Aguarde.


*Polvo: lave o polvo em água corrente e em seguida limpe-o esfregando sal grosso ou uma escovinha de cozinha, para tirar a gosma da pele. Coloque cubos de gelo ou água bem gelada em um recipiente, coloque água para ferver em uma panela até borbulhar. Para que o polvo fique firme e conserve uma cor bonita após o cozimento é preciso alternar entre colocá-lo no frio e quente por cerca de dois minutos. Repita ao menos duas vezes essa operação e depois deixe cozinhar por cerca 30 minutos com um pouco de sal.


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...