domingo, 6 de julho de 2014

A vez do risoto... já que arroz não pode faltar no prato do brasileiro.

(Risoto de nozes com gorgonzola - Foto: Meg Mamede)

O brasileiro não abre mão do consumo de arroz, hábito esse que remonta do período colonial e diz muito sobre a cultura alimentar do nosso país. Mas se comer o arroz sempre do mesmo jeito, acompanhado do feijão (aliás, um casamento perfeito, que de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa -, o arroz branco foi incluído na alimentação devido à forte influência portuguesa. Já o feijão, segundo publicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO- , incorporou-se à culinária primeiro com os indígenas - que comiam a leguminosa com farinha, e depois com os negros escravos, que tinham o hábito de ingerir feijão em todas as refeições. Mas foi Dom João VI quem primeiro apreciou no Brasil a mistura que até hoje sustenta milhares de pessoas) enjoa, porque não variar no dia a dia. Os risotos são opções interessantes e fáceis para quem quer sair do lugar comum e incluir outros ingredientes na cozinha trivial.

O importante é ter algum caldo fresco ou congelado, nada desses caldos industrializados ou em tabletes cheios de conservantes químicos e excesso de sódio. Faça você mesma caldos (de frango, legumes, carne ou peixe) para utilização de acordo com a proposta do risoto. Criatividade para combinar ingredientes é algo essencial na cozinha.  

Hoje vou passar uma receita fácil de risoto de nozes e gorgonzola, mas há muitas receitas na internet e você mesma pode preparar seu risoto obedecendo regras básicas como:

- Os tipos de arroz mais indicados são os Arbóreo (mais comum no Brasil), Vialone Nano e Carnaroli (isso não quer dizer que você não possa usar o arroz que tem em casa, mas o resultado pode sair bem diferente);

- O amido do arroz é o responsável pelo resultado final do prato (que parecerá meio liguento, mas é essa viscosidade que dá ao prato o melhor resultado) por isso não lave o arroz para fazer o risoto;

- Cozinhe o risoto sempre em fogo alto e mexa-o sempre;

- Evite fazer grandes quantidades, pois esse prato requer mais atenção;

- Para seu cozimento use de preferência caldos de carne, frango, legumes ou peixe de acordo com os demais ingredientes (lembre-se das combinações).

Hoje a receita é de risoto de nozes e gorgonzola, receita que pode ser acrescida de pera.

Ingredientes:

300 g de arroz arbóreo ou carnaroli
1 cebola pequena picada
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1/2  xícara de vinho branco seco
1 litro de caldo de legumes ou de frango quente
150 g de queijo gorgonzola picado
50 g de queijo parmesão ralado
Sal a gosto 
Noz moscada (opcional)
1 colher (sopa) de manteiga (para finalização)
100 g de nozes picadas

Modo de preparar:

Refogue a cebola no azeite e manteiga até ficar transparente, acrescente o arroz e refogue, depois coloque o vinho e deixe evaporar. Em fogo médio acrescente e caldo de legumes (ou outro de sua preferência) aos poucos e mexendo sempre. Quando o arroz estiver quase cozido adicione os queijos e mexa para misturar, deixe cozinhar mais um pouco e prove para corrigir o sal (lembre-se que os queijos já possuem sal). Se necessário acrescente mais caldo para que o risoto fique com uma aparência cremosa, mas mantendo os grãos mais duro no centro. Coloque um pouco de noz moscada (opcional), em seguida junte a manteiga e as nozes, misture e sirva em seguida.


Dicas: Quem gosta de um sabor mais acentuado pode acrescentar mais gorgonzola. Também é possível substituir as nozes por castanhas do Pará ou de cajú, além disso pedacinhos de pera são uma boa opção para dar mais leveza ao prato contrastando com o gorgonzola e podem ser adicionadas ao risoto juntamente com os queijos.

Tempo de preparo:  30 minutos

Rendimento: até 4 pessoas

Dificuldade: Fácil


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...