quarta-feira, 11 de junho de 2014

Verrines para colorir e decorar sua festa.

(Preparo de verrines durante curso no SENAC-PR na foto de cima para baixo: 1- Verrine de limão siciliano com chocolate meio amargo decorado com physalis. 2- Verrine de Chocolate branco com coule de frutas vermelhas. 3- Verrine de Kani Kama (salgado). 4- Verrine Romeu e Julieta. 5- Verrine de chocolate com gengibre e amêndoas - Fotos_Meg Mamede)

Mais uma ideia da cozinha francesa ganha espaço por aqui: os ou as verrines (ainda não encontrei consenso sobre o emprego do artigo para a palavra na língua portuguesa, palavra que vem de verre que em francês significa copo) pela beleza e possibilidade de variar. A praticidade de pequenas porções faz a alegria dos convidados que podem experimentar sabores variados. Já para quem faz é mais trabalhoso, pois para reduzir as porções e fazê-las de maneira proporcional e em quantidade é necessário ter paciência e delicadeza.

Para um bom resultado e apresentação bonita os copos não podem apresentar respingos, devem estar uniformes e bem finalizados. O interessante é que você pode utilizar uma receita que já conheça ou criar sua própria receita.

Mais uma vez os recipientes são chaves na apresentação: copos, taças, embalagens de plástico (vendidas em casas de embalagens) e até mesmo, pequenos potes de vidro acumulados em casa, o importante é que eles sejam transparentes para revelar as camadas, as cores e os ingredientes da receita.

É possível fazer verrines maiores em taças de vinho ou copos de drinks quando se pretende servir de um a dois tipos de verrines (sem muita variedade, pois a quantidade a ser servida será maior). As vedetes são sempre as sobremesas, mas é possível fazer versões salgadas, tais como saladinhas, camarão, cogumelos, etc., pra isso é só usar a criatividade ou buscar as mais variadas receitas disponíveis na internet.

Essa opção requer o uso de: para copos e taças de plástico, pequenas colherinhas ou colherzinhas (as duas formas estão corretas no português utilizado no Brasil) do mesmo material, já para o serviço em copos e taças de vidro maiores devem acompanhar colheres com cabo longo e fino (que podem ser encontradas em casas de utensílios domésticos).

Hoje vou deixar a receita do(a) verrrine de chocolate branco com coule (calda) de frutas vermelhas.



Ingredientes:

200 g de chocolate branco
250 ml de creme de leite fresco
3 gemas
1 colher de sopa de manteiga
200 g de morango
100 g de framboesa
2 colheres de sopa de açúcar
Cerejas

Modo de preparo:

Leve ao fogo os morangos, as framboesas e o açúcar e deixe reduzir até formar uma calda, retire do fogo e deixe esfriar. Passe as gemas por uma peneira, bata-as até ficarem brancas e reserve. Leve o creme de leite ao fogo, quando aquecer acrescente as gemas e deixe engrossar, não deixe passar de 80oC se necessário faça isso em banho-maria. Despeje esse creme ainda quente sobre o chocolate branco picado e mexa até derreter e incorporar todo o chocolate ao creme (fora do fogo). Com o creme morno acrescente a manteiga e bate com um fouet (uma peça de cozinha tipo batedor de claras). Depois monte as camadas alternadas de acordo com o tamanho do recipiente, terminando sempre com o coule. Decore com raspas de chocolate branco e uma cereja (ou outra fruta vermelha de sua preferência). Deixe gelar um pouco e sirva.



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...