segunda-feira, 9 de junho de 2014

Torta de Morangos. Irresistível!

(Torta de Morangos com Creme de Confeiteiro - Foto: Rogério Cesar de Oliveira)


Esta receita é uma delícia, fiz no aniversário de um amigo e todos aprovaram. Ótima opção para os meses de agosto a outubro quando a safra da fruta esta em alta, além de encontrar morangos grandes e doces o preço também é menor e o resultado é de encher os olhos e a boca.

Vamos à receita passo a passo.

Massa:

Ingredientes:

1 e ½ pacotes de biscoito maizena triturado no liquidificador (ou no processador de alimentos);
4 colheres de margarina em temperatura ambiente.

Preparo:

Triture o biscoito no liquidificador vire em uma vasilha e misture com a manteiga utilizando as mãos e as pontas dos dedos até ficar homogêneo. Em seguida espalhe com as mãos em uma assadeira redonda de 22 cm, untada e enfarinhada (opte por usar uma forma desmontável, aquelas com um tipo de presilha na lateral, é mais fácil na hora de desenformar a torta). Preaqueça o forno a 180 graus e deixe a até ficar levemente dourada, de 7 a 10 minutos (tempo que pode variar de forno pra forno), espere esfriar para completar com o creme de confeiteiro e os morangos.

Dica: você pode fazer essa massa gelada, caso queira uma receita diferente, para isso deixe-a  na geladeira por pelo menos 1 hora antes de finalizar sua torta.

Creme de Confeiteiro (Crème Pâtissière):

Ingredientes:

500 ml de leite;
1 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de essência de baunilha);
5 gemas (passadas na peineira);
125 g de açúcar;
25 g de farinha de trigo (peinerada);
25 g de amido de milho (tipo maizena);

Dica: A fava deve ser aberta ao meio com delicadeza para retirada da baunilha propriamente dita, mantenha-a também durante o preparo do creme, posteriormente ela será retirada e poderá ser utilizada para fazer o açúcar de baunilha.

Preparo:

Leve o leite ao fogo junto com a fava de baunilha, ou essência, até começar a ferver, tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Passe as gemas pela peneira e bata-as com o açúcar até ficarem claras e cremosas, depois junte a farinha e o amido de milho e misture bem, em seguida acrescente o leite aos poucos até conseguir uma mistura bem homogênea. Volte a mistura final à panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até a mistura engrossar e ferver. Deixe cozinhar por 1 minuto sem parar de mexer. Despeje em uma tigela e cubra com papel filme rente ao creme (para não criar uma camada dura em cima do creme);

Dica: Deixe esfriar e antes de usar bata para ficar cremoso (*rendimento 700g de creme)

Cobertura:

Ingredientes:

1 1/2 caixa de morangos
1/2 xícara de água
1 xícara de açúcar
1 xícara de vinho tinto

Preparo:

Leve ao fogo a água e o açúcar e deixe até formar uma calda grossa, depois junte o vinho e deixe reduzir um pouco, cerca de 5 minutos. Lave os morangos e seco-os bem retirando o cabinho verde da fruta (se preferir pode fatiá-los ao seu gosto).

Dica: Optei pela calda de vinho pois só serviria adultos, você pode optar pela cobertura brilhante de gelatina de morango.

Montagem da torta:

Coloque uma quantidade de creme de confeiteiro até três terços da massa para deixar espaço para os morangos e a calda, use uma espátula de silicone para deixar a superfície da torta uniforme, acrescente os morangos (inteiros ou cortados) e regue com a calda para finalizar. Leve a geladeira antes de servir.


(Preparo - Fotos de Rogério Cesar de Oliveira)


Tempo de preparo: 1h15

Rendimento: 10 porções (forma de 22 cm)

Dificuldade: Média

***


Um comentário:

  1. Adorei!!!! Assim q der vou fazer!!!! To usando e-mail da Laurinha!!! Bjs... Rê!!!!

    ResponderExcluir

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...