domingo, 8 de junho de 2014

Torta de alho poró, leveza e sabor!

(Torta de alho poró com massa de biscoito água e sal - Fotos: Rogério Cesar de Oliveira)


Na Espanha consumíamos muito alho poró em ensopados e purês, o que por lá é chamado de puerros, aqui utilizo muito em tortas, recheios de outros pratos e em ensopados também, meu marido adora. Dia desses fiz essa torta e ficou deliciosa.

Ingredientes

Massa
1 pacote de bolacha (ou biscoito) água e sal (200g)
5 colheres (sopa) de margarina sem sal gelada

Recheio:
2 colheres (sopa) de azeite;
de 2 a 3 alhos-porós fatiados 
de 3 a 4 ovos (depende do tamanho)
300g de creme de leite (pode substituir por ricota, nata, creme de soja, etc, na mesma qtde.)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Triture a bolacha no liquidificador (ou se preferir use o triturador do mixer), coloque em outra vasilha e adicione a margarina trabalhando com a ponta dos dedos até obter textura de farofa. Forre o fundo e a lateral de uma fôrma de fundo removível de 22cm de diâmetro com essa massa de bolacha(biscoito) usando uma colher para dar uma textura uniforme e leve ao forno pré-aquecido para dar uma assadinha (cerca de 8 minutos) fique de olho para não queimar, retire em seguida. Aqueça uma panela com o azeite e refogue o alho poró por alguns minutos ou até murchar acrescente sal e pimenta do reino moída na hora. Desligue e deixe esfriar. Depois bata os ovos com o creme de leite com um garfo, adicione o refogado de alho poró, um pouco mais de sal e pimenta e misture. Despeje na massa e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar levemente. Deixe amornar, desenforme e sirva. 

Dica 1: Sirva com salada de folhas ou de sua preferência. Dica 2: A torta de alho poró é uma boa opção vegetariana, mas se você quiser pode incrementar com pedacinhos pequenos de algum embutido que tenha sobrando na geladeira: salame, linguiça, presunto, carne seca, sempre em pequena quantidade pois a estrela é o alho poró, corte bem miúdo e leve ao fogo para refogar com o alho poró. Ah! Neste caso tome cuidado com o sal, pois esses itens costumam ser mais salgados.


Tempo de preparo: 50 minutos

Rendimento: 8 porções

Dificuldade: fácil



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...