sexta-feira, 27 de junho de 2014

Salada Caprese, de Capri para o mundo.

(Salada Caprese no prato e no palito - Fotos de Rogério Cesar de Oliveira)

Nem todo mundo gosta de salada, especialmente as crianças. Isso é uma questão cultural que depende de hábitos alimentares e produção local, além do que trazemos conosco uma forte inclinação à cultura da carne (caça e pesca) herança dos nossos antepassados pré-históricos.

A alimentação rica em vegetais e legumes que temos hoje é fruto de uma revolução na cozinha e tornou-se mais conhecida e explorada a partir do crescimento do vegetarianismo no mundo e a difusão dos seus benefícios.

As saladas são ótimas opções de entrada, especialmente no verão. Como vivemos num país tropical de inverno ameno na maior parte dele, podemos usar e abusar de verduras e legumes que combinados e acompanhados de molhos e ervas aromáticas podem tornar-se algo indispensável na nossa mesa.

Outro ponto importante para tornar aquela salada de folhas verdes ou alguma mais incrementada num prato apetitoso é a apresentação. Cores e sobreposição dos ingredientes podem despertar o paladar de comensais desinteressados.  A combinação equilibrada de molhos e ingredientes (frutas, grãos, laticínios, etc..) também pode ajudar a transformar nossos hábitos diários.

Hoje trago uma salada simples, bonita e mundialmente conhecida, a Salada Caprese. Essa salada que traz as cores da Itália é original da Ilha de Capri e segundo consta teria se tornado famosa depois de ser servida ao Rei Farouk, do Egito, em 1950. Ela é composta de tomate italiano, muçarela de búfala e folhas de alfavaca (ou manjericão), regado com azeite extravirgem e sal. Estes são ingredientes básicos, porém ela pode sofrer adições ou ser adaptada ao gosto de quem a prepara.

Ingredientes: (da minha Caprese):

Tomates cereja (ou o tomate que você tiver em casa)
Muçarela de Búfala
Alfavaca ou manjericão (ou basílico)
Azeite extravirgem
Sal
Pesto*

Modo de preparo:

Não tem segredo. Monte a salada usando sua criatividade, intercalando tomate, muçarela de búfala e manjericão para em seguida acrescentar azeite e sal, finalize com um pouco de pesto.


Dica: No palito para serviço de finger foods a Salada Caprese fica uma graça.



*Pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália. É composto tradicionalmente de folhas de manjericão moídas com pinhões, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados e no fim misturados com azeite extravirgem e temperado com pimenta preta. (Fonte: Wikipédia)


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...