sábado, 7 de junho de 2014

“Finger foods” lá em casa!

(Réveillon 2013 - Fotos: Rogério Cesar de Oliveira)

Finger food na tradução significa “comida para comer com as mãos”, a principio sem talheres, mas em muitas situações é necessário ter palitos, pequenas colheres e/ou garfinhos.  

Esses mimos culinários em pequenas porções (e por vezes porções únicas) têm ganhado o mercado.  Tenho visto essa opção em coquetéis, eventos e recepções, especialmente onde há grande número de pessoas circulando pois permite que os convidados possam movimentar-se pelo espaço e interagir com os demais, diferente de um evento formal, jantar com assentos marcados ou coisa do gênero.

Outro ponto que destaco é a variedade de opções para degustação nesse tipo de serviço, incluindo pratos quentes e frios: sopas, risotos, carnes, peixes, saladas, salgados, patês, frutas e doces, com uma infinidade de sabores e muita beleza. Para o sucesso desse serviço há que se caprichar na decoração. A louça e os utensílios adequados são um capítulo à parte, eles conferem todo o charme ao finger foods e são essenciais para o sucesso do serviço. Além disso a quantidade a ser servida é algo que tem que ser pensada com cuidado, não podendo sobrar nem faltar no caso de um evento maior. 

Posso dizer por experiência própria que finger foods para poucas pessoas é mais difícil do que parece, porque geralmente fazemos pouca variedade de opções em grande quantidade quando recebemos amigos em nossas casas, já num médio e grande evento  (com um serviço profissional contratado) será feito a quantidade calculada para o número de convidados x  porções individuais, considerando a variedade de itens.

Você pode imaginar o que é fazer isso em casa para uns poucos convidados? É trabalhoso sim, mas ao final vale muito a pena. A mesa fica bonita com a distribuição dos pratos em pequenas louças e é possível saborear o que mais nos apetece e na ordem desejada. Foi o que fiz no Réveillon passado e o resultado pode ser visto na foto que ilustra este post.

As receitas das comidinhas servidas: lentilha à moda basca, risoto de funghi secchi, escondidinho de mandioquinha com carne seca, sanduíchede falafel com molho de iogurte e hortelã, barquinha de massa folhada com salmão e molho de limão siciliano e barquinha com salpicão de frango, crème brûlée, verrines de: mousse de iogurte com calda de frutas vermelhas e ganache de chocolate meio amargo com gengibre e amêndoas, além dos antepastos, entradinhas e saladas serão postadas posteriormente aqui no blog.

Se animou? Bem, agora é só planejar sua festa e convidar os amigos, eles vão adorar!



*Ah! Recomendo o livro “Receber com charme” de Renata Rangel e Cláudia Pixu (Editora Globo), lá  encontramos boas dicas para receber em casa e muitas opções para finger foods.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...