quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cupcake de baunilha, Minions para fazer a festa com a garotada.

(Na foto: cupcakes Minions, resultado de uma tarde fazendo cupcakes com meus sobrinhos Guilherme, Marcello,
Laura e a priminha Sara em Mogi das Cruzes/SP)

Criança adora festa, adora cupcakes e os Minions. Então porque não juntar tudo isso? Chame-os para fazer parte do preparo, o resultado é infinitamente mais divertido e saboroso.

A criançada adora modelar com massa e a pasta americana ou massa de flores não são difíceis para quem já tem certa habilidade. Claro que o resultado final não será o mesmo obtido por um confeiteiro experiente, mas traz uma satisfação imensa ver a carinha das crianças ao verem o resultado do trabalho delas.

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
250 gramas de margarina
2 xícaras de açúcar
1 colher (café) de fermento
4 ovos
1/2 xícara de iogurte natural
1/2 xícara de leite
2 colheres (café) de baunilha (essência)
1 lata e leite condensado (cozido na panela de pressão, para o recheio)
Massa para flores ou pasta americana para modelar e cobrir (amarela e branca)*
Corante marrom para modelagem
Corante preto para conseguir as cores: cinza e preto que serão utilizadas na modelagem*

Modo de preparar:

Bata na batedeira o açúcar e a manteiga até que a misture fique bem homegênea, acrescente os ovos, o iogurte, o leite e a baunilha, em seguida passe o trigo pela peneira e acrescente junto com o fermento à mistura, continue mexendo para evitar grumos. Coloque as forminhas de papel na forma de cupcake e despeje a massa sempre com cuidado para não respingar, lembre-se de deixar cerca de 2 cm de espaço para que o bolinho possa crescer. Leve os cupcakes ao forno pré-aquecido (180 oC) por cerca de 20 minutos ou até passarem pelo teste do palito (espete um palito de dente no centro do bolinho, se ele sair limpo é porque está assado). Depois de assados retire-os do forno e deixe esfriar.

Cozinhe o leite condensado na panela de pressão no ponto para confeitar, de preferência no dia anterior, pegue os cupcakes frios e faça um corte com um cortador de biscoito redondo (de 2,5cm diâmetro x 4cm altura) e reserve uma tampinha de massa para fechar o cupcake. Recheie com o doce de leite (ou outro recheio de sua preferência) utilizando um saco de confeiteiro ou uma colher pequenina (café) e recoloque o pedacinho da massa (tampa) reservada sobre o recheio para em seguida cobrir com a massa de flores ou pasta americana modelada já colorida e pronta para completar o personagem.


* Para colorir a pasta americana e/ou a massa de flores utilize um corante líquido ou em gel (este último não modifica a pasta). Comece colorindo aos poucos devido a ser um produto muito concentrado. Amasse a pasta até que fique macia. Com o auxílio de um palito, coloque pequenas quantidades de corante e amasse a pasta para misturar a cor. Se não quiser manchar as mãos com o corante use luvas (descartáveis de látex). Adicione o quanto necessite de corante até chegar à cor desejada, sempre amassando bem para que a cor fique uniforme. Depois de tingida abra a pasta com um rolo antiaderente (madeira ou silicone) sobre superfície lisa e polvilhada por amido (maizena) ou açúcar impalpável (opcional) até uma espessura de 3 a 5mm. Assegure-se de que a pasta se move livremente para fazer os cortes e modelagens necessárias. 

Dica: Se quiser uma porção maior de massa (para 24 cupckaes) dobre a receita.

Tempo total de preparo: 1 hora

Rendimento: 12 cupcakes

Dificuldade: Fácil

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...