domingo, 15 de junho de 2014

Chocolate: uma viagem!



De fato o chocolate é uma viagem! Lendo o livro do jornalista norte-americano radicado na França, Mort Rosenblum (edição portuguesa, durante o período que vivi em Lisboa), viajei literalmente. Do cultivo do cacau ao trabalho dos exigentes chocolatiers europeus. A bebida de mortais e de Deuses é responsável por disputas corporativas, alquimia e paixões. 

Rosenblum nos revela a história do chocolate de maneira tão prazerosa quanto o próprio chocolate. Do seu uso ainda na América pré-colombiana a sua viagem à Europa pelas mãos do colonizador espanhol e português, passando pelas denominações de origem que garantem a qualidade do produto final. O atual cultivo do cacau na África e América e as implicações política, social, econômica e mais recentemente ecológica geradas por essa produção. 

Com breve menção ao Brasil, capítulo no qual me lembrei da novela Renascer do inicio dos 90 de Benedito Ruy Barbosa, produção que se desenvolveu em torno das plantações de cacau de Ilhéus na Bahia e que traria ao conhecimento do público, expressões como: Vassoura de Bruxa e Podridão Parda, nomes populares dados aos males, pragas e fungos, que atacam os cacaueiros da América Latina e de outras partes do planeta. 

A viagem continua no Velho Mundo onde a disputa entre os chocolatiers suiços, belgas e franceses na produção do melhor chocolate só é menos interessante quando o autor descreve as sensações ao desgustar Pralines, Palets d’or ou Ganachés pelo mundo afora. Já os segredos de cada especialidade, de cada artesão do chocolate ou das grandes companhias, esses seguem bem guardados em cada lugar visitado como um precioso e porque não dizer lucrativo tesouro.

Depois desse livro, entrar no supermercado e comprar chocolates que mais parecem barras de açúcar, pobres em cacau e ricos em gordura, é um tanto quanto desanimante. A dica é: havendo oportunidade opte por comprar produtos com percentual maior de cacau ou com denominação de origem, assim é possível garantir melhor qualidade e sabor. 


Quer saber mais, então leia:


Chocolate: Uma Viagem, título da Edição Portuguesa. No Brasil o livro intitula-se Chocolate – Uma Saga Agridoce Preta e Branca de Mort Rosenblum, Ed. Rocco.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...