sexta-feira, 13 de junho de 2014

Brownie, se leva chocolate é certeza de sucesso!

(Brownie de chocolate meio amargo - Foto: Rogério Cesar de Oliveira)

Essa delícia que caiu nas graças do brasileiro há algum tempo faz sucesso por aí com chá, com café, com sorvete, etc.. A receita segundo dizem é americana e teria surgido devido a um descuido do cozinheiro que não colocou fermento na massa do bolo de chocolate que fez, se é fato ou mito, a verdade é que ganhamos uma opção nova para saborear em reuniões, brunches, etc.. O brownie tem a característica de não crescer muito, parece algo que deu errado, que ficou encruado e duro, porém quando aquecido ele retoma sua maciez. O sabor e cor acentuados pelo chocolate são quebrados pela adição das nozes e é possível fazê-lo mais claro com o chocolate ao leite ou mais escuro, como na minha receita, com chocolate meio amargo.

Vamos à receita,

Ingredientes:
200 g de chocolate meio amargo de sua preferência
60 g de margarina
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
5 colheres (sopa) de açúcar
3 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
¾ de xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de noz picada
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar

Modo de Preparo:
Pique o chocolate e derreta-o juntamente com a manteiga em banho-maria, misture até obter um creme homogêneo. Adicione o açúcar mascavo e o açúcar e mexa até dissolverem bem. Bata os ovos com a essência de baunilha e misture ao creme de chocolate, na sequência adicione a farinha de trigo, o bicarbonato e as nozes e mexa para misturar. Despeje a massa em uma fôrma retangular pequena (23 x 32 cm), untada e povilhada com trigo. Asse em forno médio (180 ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Desenforme e deixe esfriar.


Dica: Para que o brownie fique macio depois de frio, retire-o do forno quando o centro ainda estiver ligeiramente úmido, para saber use um palito para furar a massa.

Rendimento: 20 pedaços

Tempo de Preparo: 60 minutos

Dificuldade: Fácil

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...