sábado, 21 de junho de 2014

Brigadeiro de capim-limão sem lactose.

(Brigadeiro de capim-limão - Foto: Rogério Cesar de Oliveira)

Para quem tem intolerância à lactose esta receita é uma boa opção. A cor, o sabor e o perfume do capim limão ou capim santo (não confunda com erva cidreira) fazem desse brigadeiro um charme. Os pontos do brigadeiro para comer de colher ou enrolado são os mesmos do brigadeiro de leite condensado tradicional, o que muda um pouco é o tempo no fogo, pois a receita leva uma xícara de soja tradicional (o que convencionamos chamar de leite de soja) para bater o capim-limão, por isso ele fica mais líquido e o ponto demora um pouco mais para ser atingido.

Ingredientes:

50 g de capim-limão (seco ou fresco)
1 xícara de leite de soja (Alpro ou a marca de sua preferência)
1 lata de condensado de soja (Soymilk ou a marca de sua preferência)
1 colher de sopa de margarina vegetal
Aveia em flocos

Modo de fazer:

Bata o capim-limão com o leite de soja no liquidificador ou com o batedor do mixer, em seguida coe bem espremendo a mistura para extrair o máximo da essência do capim-limão. Em uma panela (mais alta, que acomode bem os ingredientes e não deixe transbordar quando atingir fervura) junte a mistura de leite e capim-limão coado com a margarina e o condensado de soja e leve ao fogo mexendo sempre. É preciso cerca de 20 a 30 minutos no fogo para atingir o ponto. Quando começar a desgrudar da panela você pode desligar se quiser o ponto para comer de colher, para enrolar espere mais um pouco até que o brigadeiro descole totalmente da panela (Utilize, de preferência, uma panela antiaderente e uma espátula de silicone, isso facilita a feitura do brigadeiro). Deixe esfriar, unte a palma da mão com margarina e enrole os brigadeiros, para finalizar passe-os pela aveia em flocos.

Dica: Se você utilizar capim-limão seco depois de coá-lo você pode lavá-lo e deixar escorrer, guardá-lo na geladeira para reutilizá-lo, pois ainda é possível fazer um chá(s) do extrato restante.

(Brigadeiro de capim-limão - Fotos: Rogério Cesar de Oliveira)


Tempo de preparo: 1 hora (o brigadeiro tem que esfriar antes de ser enrolado)

Rendimento: Varia de acordo com o tamanho do brigadeiro (eu enrolei brigadeiros grandes), tamanho de festa pequeno cerca de 15 unidades.

Dificuldade: Fácil

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...