sábado, 28 de junho de 2014

Baby-beef ao molho de gorgonzola.

(Baby-beef ao molho de gorgonzola - Foto: Rogério Cesar de Oliveira)

Para quem gosta de carne macia e saborosa há alguns cortes interessantes, mas se você não conhece os cortes, o ideal é comprar em um açougue de sua confiança para garantir a qualidade da carne pois a forma de cortá-la e prepará-la pode mudar tudo, tornado-a ressecada, dura e sem sabor. Tambén não se deve temperar a carne com muito sal e antecedência, o sal desidrata a carne. Salgar a carne era um modo de conservá-la quando ainda não havia geladeira, essa opção foi muito utilizada durante as longas viagens marítimas, expedições exploratórias e viagens de tropeiros que faziam viagens pelo país e precisavam de provisões para os longos períodos nos mares e picadas. Hoje o sal pode ser posto ao gosto do comensal, o ideal é colocar o mínimo ou nada. Outra dica é trocar o sal refinado pelo sal grosso e moê-lo na hora (ou o sal marinho). Já notou que o sal grosso não penetra na carne e o churrasqueiro tende a bater o espeto para liberar o excesso de sal antes de cortá-la ou retorná-la à churrasqueira? Por isso sugiro uma marinada leve e de no máximo uma hora. Se preferir pode trocar as ervas de Provença (de sabor acentuado) por alecrim ou outra erva aromática de sua preferência.

Vamos à receita simples e rápida do “Baby-beef ao molho de gorgonzola”.

Ingredientes:

500g de baby-beef (um dos cortes tirados do miolo de alcatra) ou outro corte de sua preferência desde que seja alto
4 dentes de alho (para a marinada e molho)
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
Sal a gosto (preferencialmente sal grosso moído na hora)
1 colher (sopa) de manteiga (usei margarina)
100g de queijo gorgonzola
50g de creme de leite (usei creme de soja)
1 xícara (chá) de leite (usei soja)
1 colher (sopa) de trigo
Ervas de Provença
Pimenta do reino (moída na hora)
Noz moscada (opcional)
Azeite de oliva

Modo de preparo:

Numa vasilha coloque os pedaços de carne para marinar com alho, sal, ervas da Provença e vinho por cerca de uma hora. Faça o molho e a carne simultaneamente, evitando assim servi-los frios. Esquente uma frigideira antiaderente e coloque a manteiga para derreter, quando estiver bem quente coloque os pedaços de carne e deixe selar* um lado, virando com um pegador para selar o outro (evite garfos, para não furar a carne e perder seus sucos) não tampe a frigideira, deixei que a carne vá grelhando, observe quando começar a formar crostas, isto siginifica que está quase no ponto de deglacear* então desligue o fogo. 

Noutra panela coloque o azeite e doure o alho, corte o gorgonzola em pedaços pequenos, dissolva o trigo no leite e junte-os ao alho, acrescente um pouco de pimenta moída e depois que tiver misturado bem acrescente o creme de leite, em seguida prove para ver se necessita sal e mexa em fogo baixo para que a mistura fique homogênea e cremosa, sirva em seguida para não esfriar (se quiser salpique noz moscada sobre o molho e prato para finalizar).

*Selar: é o nome do processo de dourar a superfície da carne rapidamente em uma superfície muito quente, que pode ser uma frigideira, chapa ou grelha. Ao selar, fechamos a superfície da carne para que os seus sucos naturais sejam preservados, com isso garantimos uma carne tenra e suculência.

*Deglacear: é desprender crostas de alimentos do fundo de panelas ou assadeiras com auxílio de líquidos (água, caldos ou vinho) transferindo sabor para a elaboração de molhos.

Dica: Sirva com salada de sua preferência e arroz.


Tempo total de preparo: 1h 30min (inclui a marinada)

Rendimento: 3 pessoas

Dificuldade: Fácil

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recebemos seu comentário logo ele será publicado. Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...